redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.

Durante reunião, Presidente do Consórcio Guaicurus afirma que trabalha em sintonia com Poder Público

Por Gilson Giordano em 09/03/2018 às 16:37
Durante reunião com diretores da Agereg e Agetran, Presidente do Consórcio Guaicurus afirma que tudo que faz é em sintonia com o Poder Público (Foto: Campo Grande News)

Durante reunião com diretores da Agereg e Agetran, Presidente do Consórcio afirma que tudo que faz é em sintonia com o Poder Público (Foto: Campo Grande News)

Ao afirmar que “tudo que é feito no transporte coletivo é em sintonia com o Poder Publico”, o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, evidenciou que tanto a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), bem como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) tinham conhecimento quanto ao fechamento de duas estações de Transbordos, conhecidas como Peg Fácil, localizadas na Avenida Afonso Pena, que foram reabertas após as manifestações dos usuários do transporte coletivo e denunciado pela imprensa.

“Tudo que é feito no transporte coletivo, é feito em sintonia com o poder público”, ressaltou.

A afirmação feita pelo Presidente do consórcio aconteceu durante a reunião realizada nesta quinta-feira (8), quando o assunto foi enfocado e decidido pela reabertura dos postos fechados.

Além de confirmar o conhecimento por parte da administração pública, o representante do consórcio alegou que tal medida se fez necessária como contenção de despesas, após a diminuição do número de passageiros nas linhas.

Durante a reunião, o representante do consórcio, sem ser contestado e com o aval dos diretores dos órgãos públicos, disse que não houve fechamento e sim “uma operação similar ao que acontece nos fins de semana e feriados”.

De fato o fechamento acontece aos fins de semana, mas às segundas-feiras, os mesmos eram abertos normalmente e, nesta ocasião, permaneceram fechados, tanto que, como saída de emergência, o diretor da Agereg, Vinícius Leite Campos, teria enviado um ofício concedendo o prazo de 48 horas para a reabertura dos postos fechados, fato esse que nunca aconteceu antes e não foi contestado pelos diretores dos órgãos municipais.

Complacente, o diretor presidente da Agereg, Vinícius Leite Campos, amenizou o problema afirmando que o fechamento dos terminais foi uma experiência equivocada.

Interessante é que, após o problema ter sido denunciado pela imprensa e após o prefeito Marquinhos Trad ter alegado que desconhecia o problema, mas que tomaria as providências, os diretores da Agereg e da Agetran correram contra o tempo e anunciaram uma reunião com os diretores do Consórcio Guaicurus. A surpresa fica por conta da declaração do diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, ao afirmar que “essa reunião acontece mensalmente para adequar o serviço prestado à população, para que não haja quilometragem demais, pessoas de menos, se não estoura o preço final da tarifa”, explicou Janine.

É claro que a reunião de quinta-feira (8) foi em regime de urgência para tratar o assunto do fechamento dos Peg Fácil, e não para abordar o assunto enfocado pelo diretor da Agetran.

Vantagens

Mais uma vez o Consórcio Guaicurus acabou levando vantagem, pois a Prefeitura de Campo Grande, com o aval dos Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, abriu mão do recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), no valor de R$ 10 milhões que, em contra partida, as empresas realizariam várias benfeitorias nos Terminais de Transbordo, além de trocar alguns pontos de ônibus por local com cobertura, fatos esses que não aconteceram.

A Prefeitura deverá abrir licitações para contratar empresas para explorarem os terminais de transporte coletivo na Capital, segundo Vinícius Leite, da Agereg, para solucionar os problemas que não foram solucionados como prometido, como benfeitorias nos banheiros, conserto nos bebedouros, enfim, o serviço de manutenção há tempo reclamado pelos usuários do transporte coletivo.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões