Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 06 de março de 2024.
Devido à sua atuação como organizador de campeonato de futebol amador, Júlio César foi reconhecido na Assembleia Legislativa onde foi condecorado (Foto: Arquivo)
Prestes a encerrar, o Campeonato de Futebol Amador, disputado na Arena Campo Nobre, no bairro Centro Oeste, na região do Anhanduizinho, já parte do contexto esportivo da modalidade na Capital do Estado.
No entanto, desde a sua primeira realização, algumas providências, no sentido de proporcionar qualidade aos times e aos torcedores foram tomadas e graças à iniciativa do atual presidente da Associação de Moradores da localidade, Júlio Cesar Souza da Silva que contando com o apoio de várias pessoas e devido à credibilidade nas realizações esportivas, conseguiu também atrair alguns patrocinadores.
Como se sabe os eventos esportivos realizados na Arena Campo Nobre é sem fins lucrativos e quando existe saldo positivo, o mesmo é destinado para a manutenção do projeto com diversas atividades oferecida às crianças do bairro.
Hoje, o Campeonato Arena Campo Nobre, se constitui em um sucesso esportivo, no entanto a caminhada para chegar a tal proeza, foi muito árdua e difícil e a mesma é contada pelo organizador e Presidente da Associação de Moradores Júlio César, que teve de buscar na memória os momentos vividos no passado para chegar ao atual estágio de credibilidade.
Campo
Pertencente à Prefeitura Municipal de Campo Grande, a área que se transformou em campo de futebol e que serve de atração hoje para milhares de pessoas, passou por diversas modificações.
Antes, conforme Júlio recorda, o campo era de terra e às vezes o pessoal se reunia para jogar uma “pelada”, pois essa era na verdade a diversão dos moradores, mas nada organizado, até que certo dia, um dos moradores da localidade, Silvano Santos de Matos, hoje falecido, decidiu organizar o primeiro campeonato. No entanto, devido ao seu passamento, ele pode organizar apenas essa competição.
Na ocasião, o atual presidente, Júlio César Souza da Silva, já morava no bairro, aonde chegou em 1986, decidiu também dar a sua parcela de contribuição para o engrandecimento da comunidade.
Ao notar que os moradores precisavam de uma diversão nos fins de semana, tanto que no presente, o campeonato continua sendo o maior atrativo de toda a localidade, decidiu também ajudar na manutenção do campo, que devido ao “poeirão”, acabava gerando algum desconforto aos moradores.
Gramado
Para não acabar ou não parar com a prática, pois a mesma desde a época já reunia centenas de pessoas, Júlio César, sempre com fácil acesso aos Poderes Municipal e Estadual, decidiu procurar o prefeito da época, André Puccinelli a quem solicitou a viabilidade de gramar a área para que mesma pudesse se transformar em um campo gramado para os atletas dos fins de semana.
Pedido feito e pedido aceito e o gramado no então campo de terrão aconteceu em 2004 e no ano seguinte, já com um campeonato devidamente organizado, alguns dos jogadores que mostravam as suas habilidades técnicas no local, puderam então, atuar em um campo gramado, fato esse que foi motivo de orgulho para dezenas deles.
Sem uma dimensão oficial, mesmo porque no futebol amador, onde é praticado o chamado “Suição”, onde os times mandam a campo nove jogadores, sendo oito na linha e um no gol, não existe uma regra, tal como no futebol profissional e por isso, os tamanhos dos campos variam de acordo com o tamanho da área disponibilizada, mas o fato e que o mesmo comporta e muito bem, as equipes
No campo Arena Nobre, que depois passou a ser conhecida como Arena, o campo tem 79 metros de cumprimento por 49 de largura, uma boa medida, mesmo porque a maioria dos atletas participantes dos campeonatos é amador.
Além da implantação do gramado, há 14 anos, a Arena Campo Nobre ganhou também vestiários, onde os atletas se trocam.
No local, são realizadas duas competições anuais e essa precaução é para manter ou ao menos tentar manter o gramado, ainda mais nessa época de estiagem e com a realização de, às vezes até oito jogos em cada fim de semana, o mesmo acaba sendo duramente castigado.
No início de cada temporada, Júlio faz questão de replantar nos locais “mais carecas”, o gramado e quando a atividade se inicia de forma “oficial”, o mesmo está pronto para sediar os jogos da competição.
A respeito dos benefícios conquistados no local, Júlio fez questão de falar: “Os benefícios feitos no local, foram necessários para que pudéssemos criar a associação. Além disso, todos esses benefícios, eles também são em prol dos moradores”, afirmou Júlio César.
Na reportagem desta sexta-feira (30), conheça os times que já conquistaram o titulo de campeão e fazem parte da história do campo “Arena Campo Nobre”.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.