Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 17 de abril de 2026.

Em um anúncio, a Prefeitura divulga que parte da obra foi concluída em 80%, restando portanto 20% para ser entregue, mas só no segundo semestre do ano em curso (Foto: Divulgação)
E desta feita não será por falta de anúncios que a longeva e problemática Avenida Ernesto Geisel no trecho localizado mais próximo aos bairros Taquarussu e Jockey Club, apontados como verdadeiros “Calcanhar de Aquiles” para a administração pública, poderá, finalmente, ter o desfecho com o fim das longas obras tão aguardada pelos moradores do entorno e principalmente pelos condutores de veículos automotivos e também os ciclistas, pois a referida via, é uma das principais artérias de acesso à área central da cidade, no sentido de desafogar o trânsito da Avenida Bandeirantes.
A via enfrenta obras de contenção há décadas, sendo um dos eixos de infraestrutura mais complexos da cidade e com isso, o local recebe obras da Prefeitura de forma intermitente, com intervenções de destaque desde 2011, na tentativa de conter as enchentes do Córrego Anhanduí, que continua “levando vantagem”, contra as intermináveis obras que causam irritação aos moradores da localidade e motoristas que transitam no eixo que faz a ligação à área central da Capital de MS.
Anúncios
No transcorrer da semana, a Prefeitura Municipal fez dois anúncios, sendo um divulgado o percentual de obras realizadas para a contenção das enchentes do córrego Anhanduí e o outro, divulgado nesta quinta-feira (16) é quanto a licitação para contratação da empresa responsável pelo recapeamento da Avenida Ernesto Geisel, com investimento previsto de aproximadamente R$ 5,4 milhões.
Obra de contenção
Quanto à primeira divulgação feita nesta sexta-feira (17), a mesma informa que a obra para a contenção de enchentes do córrego Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, tem 80% de execução concluídas a partir de agora, a mesma entra na etapa de recuperação da pavimentação asfáltica e para tanto, o antigo foi totalmente removido e a empresa responsável iniciou a terraplanagem para a aplicação da nova camada asfáltica.
Esta é a segunda fase do projeto no trecho entre as Ruas da Abolição e Bom Sucesso, na Vila Marcos Roberto e no Jardim Jockey Club, ambas no bairro Jockey Club, na região do Anhanduizinho.
De acordo com o cronograma do serviço, a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2026, podendo variar conforme as condições climáticas, que influenciam diretamente o ritmo de execução dos serviços.
Ainda no local, ocorre, a construção dos muros em gabião, um processo cuidadoso, necessário na preparação de base com pedra britada e preenchimento das gaiolas metálicas manualmente, utilizando pedras limpas, secas e sem impurezas, encaixadas de forma unitárias.
Além do muro de contenção em gabião, o projeto inclui recapeamento da Avenida Ernesto Geisel, nova sinalização viária e instalação de guarda-corpo no trecho em execução, que ocorre no sentido Avenida Manoel da Costa Lima/Avenida Afonso Pena. A primeira etapa contemplou o segmento entre as ruas Santa Adélia e da Abolição, em frente ao shopping localizado nas imediações.
Outro anúncio
No entanto, em outro anúncio feito, sendo este na quinta-feira (16), a Prefeitura de Campo Grande publicou o aviso de licitação para contratação da empresa responsável pelo recapeamento da Avenida Ernesto Geisel, com investimento previsto de aproximadamente R$ 5,4 milhões.
A intervenção contempla a recuperação funcional do pavimento asfáltico em trechos importantes da via. Na margem direita do córrego, as melhorias serão realizadas entre a Rua do Aquário e a Avenida Manoel da Costa Lima, sendo essas já no bairro Aero Rancho, também na região do Anhanduizinho. Já na margem esquerda, o recapeamento será no trecho da Rua do Aquário até a Rua Pirituba, sendo uma parte no bairro União, na região Lagoa e outra parte no bairro Parati, na região do Anhanduizinho.

Em licitação aberta nesta quinta-feira (17), a empresa vencedora deverá asfaltar outra parte da mesma Avenida Ernesto Geisel (Foto:Divulgação)
Além do recapeamento, o projeto inclui serviços complementares de infraestrutura, como adequações de acessibilidade, implantação de bocas de lobo, execução de sarjetas e meios-fios.
A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico, com o menor preço. As propostas podem ser enviadas até às 7h44 do dia 7 de maio de 2026, com abertura da disputa marcada para as 7h45, no portal eletrônico de compras do município.
A obra integra o planejamento de manutenção e melhoria da malha viária da Capital, com foco na segurança e na mobilidade urbana.
0 Comentários