redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024.

Com a “água subindo”, diretores da Agereg e do consórcio anunciam reabertura dos Peg Fácil

Por Gilson Giordano em 08/03/2018 às 12:23
Assim como os terminais Peg Fácil, a super lotação nos ônibus "talvez" seja outro problema que a Agereg também não tem conhecimento (Foto Arquivo)

Assim como os terminais Peg Fácil, a super lotação nos ônibus “talvez” seja outro problema que a Agereg também não tem conhecimento (Foto Arquivo)

O diretor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg), Vinícius Leite,  anunciou a reativação de um dos dois Peg Fácil – na Praça Ary Coelho – que foram fechados de forma abrupta, sem o conhecimento do referido órgão municipal, bem como da Agetran. Pelo seu pronunciamento, como se tivesse redescoberto o Brasil ou reinventado a roda, afirmou que “As mudanças causaram transtorno à população, quando a concessionária tem o dever de zelar pelo bom atendimento e conforto do passageiro. Falei com o presidente do Consórcio, que disse ter reativado o Peg Fácil do Shopping e garantiu retorno do instalado na praça na tarde desta quinta-feira ou na manhã de sexta (9)”.

Em nota divulgada através do site da Prefeitura, no pronunciamento feito, existem vários detalhes que, tanto a Agereg bem como a Agetran, ao que tudo indica, fazem vistas grossas ou desconhecem os problemas enfrentados no cotidiano pelos usuários do transporte coletivo na Capital.

É óbvio que não apenas as mudanças de algumas linhas, conforme foi anunciado no site do consórcio, mas sim os fechamentos dos dois mini terminais Peg Fácil que causaram transtorno à população. Outro ponto também extraído da sua fala é quanto ao zelo, o bom atendimento e conforto por parte das empresas que integram o Consórcio Guaicurus têm oferecido aos passageiros. Talvez ele seja o único a não saber que os ônibus andam em todos os horários superlotados, com a capacidade de passageiros bem acima do permitido por lei. É comum ver carros (ônibus) velhos circulando pelas ruas dos bairros da Capital, assim como é comum também vê-los estragando ou estragados, sem o elevador para cadeirantes funcionando normalmente, portas que não fecham e janelas que não fecham ou não abrem, goteiras em tempos de chuva, além do longo tempo de espera para o translado, tempo esse que é classificado por alguns usuários como, “uma eternidade”.

A prova disso foi a recente matéria divulgada a respeito da manutenção, por parte do Consórcio Guaicurus, de 26 ônibus com prazo de validade vencido, com tempo de uso acima de dez anos e, conforme o levantamento feito, a Viação São Francisco tem sete carros que desrespeitam a norma, a Viação Cidade Morena possui 18 e a Jaguar tem um ônibus irregular. Todos circulando normalmente sem serem “importunados” pela fiscalização, que deveria ser por parte da Agereg.

Diante da nota divulgada pelo Portal da Prefeitura de Campo Grande, ou o órgão que ele dirige está tendo conhecimento não oficial, mas parte da imprensa, que tem noticiado o desmando diariamente praticado pelas empresas que formam o Consórcio Guairucus, ou então a fiscalização está falha.

Quanto à abertura dos mini terminais localizados na Avenida Afonso Pena, na Praça Ary Coelho, e na mesma avenida, mas próximo ao Shopping Campo Grande, o que se estranha é que a ação para ao fechamento foi instantânea e, para a reabertura, o tempo de espera poderá ser maior: nessa quinta-feira (8) à tarde ou no máximo até sexta-feira (9), então fica a pergunta: Por quê “até sexta-feira?”

A nota trouxe ainda uma observação como se o consórcio temesse algo: “Em caso de descumprimento, a Prefeitura abrirá processo administrativo contra o Consórcio, que pode resultar em multa”. Isso acontecendo, o usuário do transporte coletivo pagará mais uma vez.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões