redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 20 de agosto de 2025.

2ª Copa Brasília Amarela de Futebol Amador

Com 15 anos de história no futebol amador da Capital de MS, PSV mantém o futebol arte exibido pela “Laranja Mecânica” e com ele, vai chegando às decisões

Por Gilson Giordano em 13/08/2025 às 12:07

Mesmo não tendo mais os 100% de aproveitamento,PSV com longa história no futebol amador da Capital de MS, sonha com mais titulos (Foto:Divulgação)

Claro que a maioria quase que absoluta, não se recorda, enquanto que outros desconhecem totalmente a história que originou o nome de um dos finalistas na 2ª Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre e no campo da Arena Campo Nobre, vem fazendo e muito, jus ao nome copiado e escolhido para encantar os amantes do futebol amador da Capital de MS.

PSV! Que vem se tornando como uma das sensações do disputadíssimo campeonato de futebol promovido e organizado por Júlio do Campo Nobre, cuja decisão será neste sábado (16), na arena acima mencionada.

Porque PSV?

Na Copa do Mundo, no longínquo ano de 1.974, disputado na Alemanha, a Seleção da Holanda encantou o mundo, apresentando um dos futebol mais bonitos de todos os tempos, através do time que ficou conhecido como “Laranja Mecânica”. O apelido foi popularizado em todo o mundo, devido ao futebol alegre, inovador, envolvente exibido pelo selecionado,

O futebol exibido pela seleção holandesa, foi de imediato copiado por todos, principalmente pelos times daquele país e quem se deu melhor, conquistou diversos títulos com o emprego da nova tática, tipo “sanfona”, foi justamente o PSV Eindhoven, que na ausência da seleção daquele país, o mesmo passou a exibir o futebol com o emprego de muita técnica e tática.

PSV da Capital de MS

Desde o surgimento da seleção que foi apelidada de “Laranja Mecânica”, no mundial de 1.974, para a fundação do PSV da Capital de MS, se passaram 36 anos, mas mesmo assim, o futebol apresentando naquela ocasião, ficou guardado ou foi revisto pelos fundadores do time campo-grandense, que se espelharam na equipe europeia, para fundar um time com o mesmo nome e também obtendo o mesmo sucesso nas competições que a partir de então, começou disputar.

Um pouco da história

Nesses 15 anos de fundação, de feliz existência, o PSV já tem uma longa caminhada no futebol amador da Capital de MS e nela, o registro das mais variadas conquistas em competições disputadas pelos bairros e vilas da cidade.

Entre as conquistas, há pouco mais de dois meses, o PSV conquistou o título de campeão, na competição disputada na Vila Antunes, localizado no bairro Alves Pereira, onde o time também participa da competição que agora iniciou a fase do mata-mata, ambos na região do Anhanduizinho.

Paralelamente às disputas da 2ª Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre, o time participa também do recém iniciado campeonato na Moreninha II, onde no primeiro jogo, o mesmo empatou por um gol contra o EAP.

O treinador do time é Carlos Souza, amante do futebol arte, do futebol bem jogado, aquele que dignifica a modalidade, além de encantar a todos os torcedores. O auxiliar técnico e apontado como o “braço direito”, é Guilherme, que mantém a mesma filosofia de trabalho à frente do elenco.

Nesses 15 anos de fundação, um dos mais antigos jogadores do elenco é o volante do time, que está desde o primeiro jogo.

Brasília Amarela

Para a disputa da 2ª Copa Brasília Amarela de Futebol do Campo Nobre, o time inscreveu 25 jogadores e sem surpresa para quem já conhecia a qualidade dos atletas, o time vem realizando uma belíssima campanha, tanto que é um dos finalistas na decisão deste sábado (16).

Na fase classificatória, o time através do sorteio integrou o grupo “D”, de onde avançou de forma invicta, tendo vencido os cinco jogos e com isso, chegou aos 15 pontos, tendo marcando 12 gols, sofreu quatro e encerrou a fase com um saldo positivo de oito tentos.

Desde então, o PSV já passou a ser visto com outro olhos e com “pinta” que chegaria à decisão.

Nas oitavas de final, o time apresentado o mesmo futebol envolvente, a equipe enfrentou o Santa Rua, a quem venceu pelo placar de 4 x 2, tendo revelado ainda o único “hat-trick” do campeonato, o jogador Marcos Catuaba, autor de três gols.

Mesmo não sendo o artilheiro, Marcos Catuaba, é até o momento, o único “hat-trick” da competição, ao ter marcado três gols (Foto: Arquivo)

A vitória deu ao time, uma das vagas nas quartas de final, onde enfrentaria o Original Motos.

Perdeu os 100%  

Até então, o PSV somava 100% de aproveitamento, tendo conquistado 18 pontos ganhos nos seis jogos disputados e a cada partida, aumentava ainda mais a confiança dos torcedores quanto à chegada do mesmo, à fase decisiva.

Nas quartas de final, o time passou por um susto e daqueles que, conforme os comentários dos torcedores, “de o coração parar na boca”.

 O adversário, Original Motos, que havia já havia eliminado o Estrela Auto Peças, nos tiros livres da marca do pênalti, deveria tal como foi, tratado com todo respeito, mesmo porque, o futebol ainda se ganha em campo.

Todos os bons times. começam com bons goleiros e o PSV tem João Chaves, aquele que “tranca” o gol e joga a chave fora (Foto: Arquivo)

Que jogo difícil! Daqueles que faz o torcedor roer todas as unhas. Partida muito pegada mesmo, tanto que o placar terminou em branco e com isso, o time acabou perdendo os 100% de aproveitamento, mas por outro lado, nas cobranças dos tiros livres da marca do pênalti, ganhou a tão sonhada vaga para uma das semifinais e graças ao goleiro João Chaves, que ao logo do jogo foi o principal protagonista pelas defesas realizadas e na hora das cobranças, o mesmo se fez presente ao defender dois chutes e dar ao time a tão sonhada vaga para uma das semifinais.

Semifinal

Na fase das semifinais, como em todos os campeonatos acontecem, mais uma pedreira e o time que sonha em ser campeão, não pode temer os adversários.

O adversário foi o Flamenguinho, a quem os torcedores mais afoitos, já chamavam de “Flamengão”, pelo fato de ter eliminado dois postulantes ao título: Total Tintas, até então invicto e Agrolaço Pet Shop/Zé da Horta.

O alerta acendeu no time do PSV, pois o novo adversário, nos jogos contra os times citados saiu atrás no marcador e teve forças para empatar e vencer o primeiro nos pênaltis e o segundo, com uma virada histórica.

Diante desse retrospecto, o PSV, durante a partida chegou a respeitar o adversário, mas aos poucos foi dominando a mesma, tomando conta do campo e com isso, impôs a vitória com o placar de 3 x 0, garantindo finalmente a sua presença na decisão e já pensando em repetir o mesmo sucesso alcançado há pouco mais de dois meses na Vila Antunes, ser campeão!

Foco total

Conforme o técnico Carlos Souza, nesse momento, os jogadores bem como os integrantes da comissão técnica, estão totalmente focado na decisão deste sábado (16), pela grandiosidade que representa a referida competição que já ultrapassou as fronteiras não apenas da Capital bem como do Estado de MS e hoje, a mesma é comentada nas principais cidades onde o futebol amador ainda pulsa firme e forte.

“Só não estamos em regime de concentração, porque temos as nossas atividades profissionais, mas fora isso, estamos 100% focados nesse jogo, com os atletas praticamente se concentrando nesses dias que antecedem essa decisão onde, claro, sonhamos também com a conquista do título, pois se chegamos até aqui, vamos manter a mesma vontade, a mesma pegada”, disse o treinador.

Festa

Como se sabe, todos os times de futebol, logo após a conquista de um título, organizam a festa entre jogadores e familiares, no entanto Carlos Souza, foi muito vago na resposta quanto à essa realização, caso o time conquiste o título, fato esse que o mesmo evita o famoso “já ganhou”, que pode contagiar os jogadores de forma errada.

“Ainda nem pensamos nisso (festa), pois como eu disse, estamos muito focado no jogo e se Deus quiser, com o esforço de todos (jogadores), caso sejamos campeões, essa festa perguntada por você, poderá ser sábado mesmo, pois domingo será dia de descanso, porque na segunda-feira (18), teremos que trabalhar’, afirmou.

Quanto ao campeonato

Ao falar a respeito da 2ª Copa Brasília amarela de Futebol do Campo Nobre, o técnico do PSV, Carlos Souza, não poupou elogios à mesma e rasgou a sua exaltação à organização do campeonato, ao idealizador Júlio do Campo Nobre.

“Rapaz, belíssima organização do Júlio (Campo Nobre), posso garantir que não tem outro campeonato igual aos que ele organiza e por isso, eu e toda equipe, externamos os nossos parabéns ao mesmo pela linda organização”, afirmou.

Premiação

Quanto à premiação, como se sabe, o time campeão receberá a importância de R$ 9 mil e o vice campeão de R$ 3 mil, o técnico Carlos Souza, do PSV, classificou a mesma como “excelente” e garantiu que o time entrou com o objetivo dessa conquista.

“Ótimo valor e nós (PSV), entramos (no campeonato), com objetivo de chegarmos à decisão e receber essa importância”, finalizou.

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões