redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 11 de dezembro de 2023.

Alunos de nove escolas da REME da região do Anhanduizinho participam de cursos do Proerd

Por Gilson Giordano em 13/07/2018 às 09:02

Sargento Adriano Lemes Pereira, que há 14 anos atua com o Programa de Antidrogas, falou aos alunos sobre o trabalho desenvolvido (Foto: Divulgação)

Com a participação de alunos que representaram nove escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), localizadas em bairros da região do Anhanduizinho, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, dentro do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), está no transcorrer da semana, qualificando mais uma turma e desta feita 102 alunos da REME, totalizando agora 3.060 crianças e jovens, com a finalidade de prevenir o uso de drogas e repassar os conhecimentos à comunidade.

As formaturas das turmas que participaram do curso estão acontecendo esta semana nas 28 unidades que foram contempladas este semestre pelo Proerd, que hoje, atende 70% das 95 escolas da REME.

 Os encontros com os alunos da Rede Municipal foram mediados por policiais militares capacitados por meio do curso de formação de instrutor e desenvolvidos semanalmente aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, através de dez lições.

O material de apoio elaborado pela própria polícia e reproduzido pela Secretaria Municipal de Educação visa estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas e estreita o relacionamento entre a Polícia Militar, a escola e a família.

As crianças também aprenderam a identificar os aliciadores que costumam agir no entorno das escolas, oferecendo entorpecentes.

Aprendizagem

Conforme o major Air Cansanção da PM, o uso de álcool nas escolas por alunos menores de idade é alarmante, daí a necessidade de levar as orientações necessárias a todos e ele comentou a respeito da ação ora desenvolvida pela PM.

“Nós vemos dentro da escola um índice muito alto de crianças envolvidas com álcool, cigarro e narguilé e isso chega até o ponto de ser futuramente uma porta aberta para uma droga mais forte, como maconha e cocaína”, pontuou.

O major ressaltou que o Programa ainda contempla com palestras, os pais dos alunos visando criar a conscientização e preservar as crianças longe das drogas, dando bons exemplos. Segundo ele, as drogas e o cigarro estão bem latentes nas famílias, na cultura brasileira.

A professora técnica da Superintendência de Gestão e Normas, Perpétua Aparecida Dutra, que representou a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, em uma das formaturas, acredita que a educação aliada à segurança representa uma mudança futura na sociedade.

“É fundamental trabalhar no sentido de prevenção. Acreditamos que a educação é uma das ferramentas que vai transformar o nosso país. E essa parceria com a área de segurança será fundamental para o futuro de nossos jovens que desde pequeno vão aprender dizer não as drogas”, destacou.

Didática

O sargento Adriano Lemes Pereira, que há 14 anos atua com o Programa de Antidrogas, falou um pouco a respeito da didática trabalhada com as crianças.

“O Proerd é uma prevenção primária para evitar que o mal aconteça, por isso o trabalha junto com a escola dentro de um  processo educativo para evitar a violência e o consumo da droga e toda forma de contravenção que possa acontecer”, explicou.

A didática adotada pelo Proerd tem origem nos Estados Unidos, onde o Programa foi criado e tem todo um trabalho estruturado. Os representantes militares são selecionados, treinados e capacitados para desenvolver o projeto. “Recebemos o treinamento para atuar dentro da escola. Esse projeto a cada período recebe modificações e inovações no decorrer da mudança da sociedade”, conclui Adriano.

As Escolas Municipais dos bairros que integram a região do Anhanduizinho e que estão participando do programa são:

  • Prof. Adair de Oliveira, Vila Piratininga;
  • Prof.ª Ana Lucia de Oliveira Batista, Jardim Paulo Coelho Machado, no bairro Centro-Oeste;
  • João Nepomuceno, bairro Taquarussu;
  • Prof.ª Marina de Couto Fortes e Prof. Plinio Mendes, Harry Amorim, no bairro Guanandi;
  • Abel Freire, Vila Santa Branca, no bairro Pioneiros;
  • Prof.ª Brígida Ferraz Foss, Piratininga;
  • Prof.ª Lenita de Senna Nachif, localizada no bairro Centro-Oeste.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões