Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, domingo, 26 de novembro de 2023.
Respaldado pelo sucesso alcançado com a realização de duas Copas Américas de Futsal, desta feita, bastou o professor André Luiz de Oliveira anunciar a organização e realização da 1ª Copa América Feminina de Futebol 7, para a movimentação dos times que correram contra o tempo e se garantiram no evento que a princípio será iniciado no mês de fevereiro, do próximo ano.
A repercussão foi acima da expectativa e a prova disso é que a ideia do professor André Oliveira era a de encerrara as inscrições no dia 21 de janeiro, mas diante da maciça procura por parte dos diretores ou donos dos times, ele decidiu encerrar o processo de registros dos times interessados, dia 10 próximo.
“Graças a Deus superou todas as expectativas e acredito que até mesmo antes do dia 10, tenhamos os times interessados devidamente inscritos pra que possamos dar continuidade ao procedimento pra a realização do campeonato”, afirmou André.
Como se sabe, o professor André Oliveira, já organizou e com muito sucesso, duas copas de futsal denominadas como Copa América de onde então ele teve a ideia dar sequência à competição com o mesmo nome, só que desta vez, migrando para o campo e no primeiro momento, ele pensou na participação de 16 times, sendo que a maioria, todos oriundos do futsal, onde ele organizou a competição.
No entanto, o9 sucesso do evento se propagou e a prova disso é que até o momento, nada menos que 17 equipes já garantiram participação e diante da procura evidenciada através das informações através dos telefonemas, ela acredita que a 1ª Copa América Feminina de Futebol 7, tenha de fato, a participação de 24 times.
Formato
Maioria dos times que migrarão para o o futebol de campo já tem a formação feita no futsal onde se apresentam muito bem (Foto: Divulgação)
Sem perda de tempo, o professor André Oliveira já trabalha no regulamento a ser utilizado na competição e segundo ele, o formato será de chaves e em cada uma será formada por quatro times, através de sorteios, pois no seu entender, esse formato facilitará em muito as equipes que virão do interior, amenizando os gastos com o transporte e alimentação e o mesmo (formato) compensará o deslocamento, pois com apenas um deslocamento, o time poderá “matar” os seus jogos, pelo menos na fase classificatória.
Regras
O próprio nome da competição – Futebol de 7 – já dá um indicativo que a competição será diferente das então já disputadas na Capital de MS e na mesma, serão aplicadas algumas regras usadas na referida categoria.
Cada jogo será disputado em dois tempos de 25 minutos, com cinco para descanso e cada time poderá escalar sete jogadoras na linha e mais a goleira e cada time poderá inscrever até 15 jogadoras, mas André admite que poderá elevar esse montante para 18 atletas devidamente inscritas.
Seralt ou Shoot Out
Oriundas do futsal, jogadoras terão que se adaptar às novas regras no futebol society 7 (Foto: Divulgação)
O organizador da competição, professor André Oliveira acredita que o “seralt ou o shoot out”, que tem o mesmo significado poderá ser um dos diferenciais da competição e além disso, de certa forma coibirá o excessivo número de faltas que por ventura possa ser registrado em uma partida.
Com adoção dessa regra do futebol de 7, cada time independente da jogadora, poderá cometer no máximo até seis faltas coletivas e a partir da próxima, no caso a 7ª, já será adotado o “seralt ou o shoot out”, que é a jogada em que uma atleta do time adversário daquele que cometeu a falta, avança com a bola dominada e logo após o apito do árbitro a mesma poderá finalizar para o gol.
Esse tipo de jogada além ser, na opinião do professor André Oliveira, uma atração a mais, coibirá também o número de faltas cometido pelos times e com isso, o jogo ficará bem mais dinâmico.
Campo de jogo
Como já foi anunciado, os jogos serão disputados no campo do Depósito Casarão que através dos empresários, decidiram também investir no futebol feminino e o mesmo está localizado na Rua Zulmira Borba, 885 no bairro Nova Lima.
O campo está dentro das metragens indicadas pela Confederação Brasileira de Futebol 7 Society medindo 30 metros de cumprimentos por 15 de largura.
Premiação
No primeiro momento, antes da propagação maciça que a realização do evento ganhou, o professor André Oliveira, havia divulgado uns valores nas premiações para os três times primeiros colocados, além da artilheira e da goleira menos vazada na competição.
No entanto, com a possibilidade de ter 24 times participantes, o mesmo admite aumentar o valor da premiação e desde agora, ele já estuda o novo valor que poderá ser pago aos melhores times no campeonato, mas ele acredita que o time campeão poderá receber de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil.
Times
Até o momento, estão confirmados na 1ª Copa América Feminina de Futebol 7, os seguintes times: M.A.F, São Lourenço, Lava Jato Ceará, FFK Aldeia Tereré, Lino Futsal Feminino, o time da casa, o Tenores/Casarão, Vicent’s Sena, Darcy Ribeiro, AD Pantanal, AMDF, JP Tia Eva, Resenha, Feras Futsal de São Gabriel do Oeste, Hórus Aquidauana, Clube Atlético Santista, Águia Negra, de Rio Brilhante.
Além deles, o professor André Oliveira já recebeu ligações de equipes das cidades de Três Lagoas e de Bela Vista.
Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (67) 99332 – 8648, com o professor André.
Afinal, quem é André?
Oriundo do futsal, talvez o organizador da 1ª Copa América Feminina de Futebol 7 seja ainda meio que “desconhecido” dos desportistas nas demais regiões da Capital de MS, mas o professor André Luiz de Oliveira Faustino, 42 anos, é formado em Educação Física, com mestrado e pós-graduação em Educação Especial, Mestre em Saúde Pública e no momento, integra o corpo docente da Escola Estadual Lino Vilachá, localizada na R. Jerônimo de Albuquerque, 1941, no bairro Nova Lima, na região norte da Capital de MS, sendo professor emergente e também treinador de futsal.
Também é professor na Escola Cívico Militar Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito).
Devidamente filiado ao quadro do Sindárbitro, o professor André possui ainda, formação em arbitragem, atuando nas modalidades de campo e futsal.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.