redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

3ª copa liga terrão

“Fundado” há 20 anos, “Buracanã”, o Maracanã do futebol amador da Capital está de “cara nova” para os jogos da UEFA-MS

Por Gilson Giordano em 04/03/2021 às 17:16

Até pouco tempo atrás, o campão de terra do “Buracanã” era tal como esta na foto (Foto: Campo Grande News)

Assim como o Maracanã, que já foi considerado como o maior “Estádio de Futebol do Mundo” passou por profundas reformas para sediar jogos da Copa do Mundo, em 2018, o “Buracanã”, em Campo Grande também passou, não por uma simples “maquiagem”, mas por muitas benfeitorias conseguidas pela diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), junto à Prefeitura Municipal que através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que tem como titular o engenheiro civil Rudi Fioresi que prontamente atendeu a solicitação, dando nova “cara” ao campo e ao entorno do mesmo.

“Nós da UEFA-MS, agradecemos e muito o prefeito Marquinhos Trad e o secretario Rudi Fioresi que prontamente nos atendeu, proporcionando as condições necessárias e ideais para que realizássemos no local, a abertura da 3ª Copa da Liga Terrão”, disse Júlio do Campo Nobre, um dos diretores da entidade.

No campo, foi feito um amplo serviço de terraplanagem, com o nivelamento do mesmo, após quatro caminhões de arenito, proporcionando condições ideais para a prática d futebol.

Esse agora é o campo que recebeu quatro caminhões de arenito e com a chuva no momento, o mesmo ficará bem compactado (Foto: Divulgação)

História

Parte da história do “Buracanã”, localizado no Conjunto Residencial Estrela Dalva II, na região norte da cidade é contada por Pedro Valadão Jovino, que ao lado da esposa Hetyane Candido Barbosa, são os responsáveis pelos jogos do grupo II, da competição, naquela localidade.

Segundo Pedro Valadão, o campo surgiu há 20 anos e o mesmo ganhou esse “pomposo” nome pelo fato de estar situado no desnível da Avenida que margeia o campo, ficando como se estivesse em um “buraco”.

Ainda conforme as informações de Pedro Valadão, os fundadores teriam sido o “Charupá” e o “Zé Boa Prosa”, com o apoio da comunidade da região.

Como a intenção da UEFA-MS é a de congregar o futebol amador nos quatro cantos da cidade e o “Buracanã” é o lugar ideal para a concretização de tal projeto, Valadão conversou com o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Estrela Dalva, Jandir Vieira Delmondes que, prontamente abraçou a causa e a partir de então foi correr contra o tempo para dar plenas condições de o local sediar jogos de tamanha envergadura.

Praticamente de antes da “renovação” ficou praticamente o lance de arquibancada de concreto que comporta 40 pessoas, local esse onde poderão ficar os convidados de honra para o jogo de abertura do campeonato, pois de resto, tudo foi praticamente refeito, basta comparar as fotos para ver como o mesmo era antes e como está agora.

Além do nivelamento do campo que obedece às medidas definidas pelo departamento técnico da UEFA-MS, 80m x 60m, as traves ganharam nova pintura e com isso ficou com o visual bem mais bonito, os bancos de reservas foram refeitos integralmente, para maior e melhor comodidade dos reservas e integrantes da comissão técnica dos times e em torno do campo máquinas da Sisep realizaram a limpeza em geral, afastando assim o risco dos animais peçonhentos.

Observe o desnivelamento da avenida para o campo, daí o sugestivo nome de “Buracanã” que agora tem novo visual (Foto: Divulgação)

Jogos

O “Buracanã” sediará jogos que serão disputados no grupo II da região norte, onde estão os times do Amigos Futebol Clube/Conveniência Valejo,ao lado Tottenham, JP Tia Eva e E.O.E , estes formando o grupo “C” que enfrentarão os adversário da chave “D”, formada pelos times do: Vó Maria/Mega Stands, Goiás/Corintinha, Novo Horizonte/Pizzaria Casarão e Amigos do Tusa/Nutricão.

Abertura

Quanto ao fato de o local sediar o jogo de abertura do maior campeonato de futebol amador de todo o Estado de MS e quiçá, um dos maiores da região Centro-Oeste do país, Júlio do Campo Nobre fez questão de explicar e segundo ele, o time do Vó Maria é o atual campeão da UEFA-MS e o mesmo está, conforme o sorteio realizado, no grupo II, na região norte e por isso, nada mais justo que iniciar a temporada com o jogo do time campeão.

“O time do Vó Maria é o atual campeão e estamos prestigiando o grupo (II), fazendo a abertura (da competição) com os times dele (grupo) e por isso, será no Maracanã do futebol amador da Capital que já foi palco de grandes eventos esportivos também, além de outras festas de cunho popular”, disse Júlio.

Biossegurança

Vale destacar, é claro que, todas as medidas quanto à biossegurança exigidas tal como Decreto Municipal serão tomadas e entre elas,  o pedido de distanciamento entre os torcedores, o uso da máscara e no local  stasrá ainda á disposição de todos, álcool em gel e também álcool 70%.

“Sim estamos tomando todas as providências nesse sentido. Agora é importante que cada um faça também a sua parte, pois não adianta apenas nós da UEFA querermos e o torcedor não contribuir. Mas como todos nós gostamos do futebol e vamos fazer todo o possível para que o mesmo não  seja paralisado. Por isso, pedimos a conscientização de todos, pois é para o nosso próprio benefício”, disse Júlio pedindo licença pois tinha que solucionar mais um “problema”.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões