redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 20 de dezembro de 2023.

Estudantes da região do Anhanduizinho devem ficar atentos quanto à liberação do passe-estudante

Por Gilson Giordano em 22/11/2018 às 11:04

Exigência para a concessão do passe de estudante será maior, com o sistema checando todas as informações prestadas pelos pais dos alunos (Foto: Divulgação)

Os, alunos da rede pública municipal ou estadual residentes em um dos 14 bairros ou em dos 137 parcelamentos que formam a região do Anhanduizinho, a maior da Capital, onde residem aproximadamente 200 mil pessoas e que utilizam o “Passe do Estudante” para o deslocamento diário, residência/escola e vice-versa devem ficar atentos às novas regras para a concessão do documento, firmados esta semana durante assinatura de termo de compromisso entre a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, junto às entidades ligadas ao controle do transporte de estudantes da Capital.

De acordo com o representante do Consórcio Guaicurus, Robson Strengari, que participou da assinatura do termo, explicou que,  a partir de 2019,  será feito um cadastramento mais preciso do endereço do aluno, sendo feito um cruzamento entre as informações prestadas pelos usuários do passe.

“Este ano (2019), o que mudou foi que o sistema vai conferir se as linhas solicitadas são da região em que o aluno mora ou que ele estuda, se for fora dessas regiões o sistema já irá negar. Será checado o endereço das ruas paralelas ao endereço da pessoa, para averiguar fielmente a distância entre a residência do aluno e a escola”, explicou Robson.

 Com previsão futurista e já pensando em 2020, desde agora foi estabelecido no termo que, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) solicitado na documentação par à liberação do passe, será do próprio aluno e não mais do responsável.

Na ocasião, o diretor presidente da Agetran Janine Bruno, falou sobre a expectativa de atendimento com a utilização das novas regras estabelecidas. “Nosso atendimento será o mesmo. O controle através do pedido de CPF dará mais segurança ao uso do beneficio”, afirmou.

A reunião teve como mediador o Promotor de Justiça, Paulo Henrique Camargo Iunes e contou com o representante do Consórcio Guaicurus, Robson Luís Strengari, o diretor presidente da Agência de Trânsito Municipal, Janine de Lima Bruno, representantes do Conselho Tutelar; Anna Caroline Kalache, Adriano Ferreira Vargas e Sandra Szablewiski, representantes da Secretaria de Estado de Educação e Maria da Glória Paim, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul.

A assinatura do documento aconteceu na 46ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Tanto a Secretaria Municipal de Ensino (Semed), como Secretaria de Estado de Educação (SED) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) validarão a solicitação do benefício e encaminhar à Agetran, através das unidades escolares, os formulários de solicitação.

Para que os pais não percam os prazos de solicitação, será feita uma divulgação nas unidades de ensino, ressaltando as datas para o encaminhamento dos formulários dos documentos necessários para a obtenção do benefício.  A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, ressaltou a necessidade de os pais ou responsáveis de realizar as matrículas com o máximo de antecedência para garantir o passe dentro dos prazos estabelecidos no termo. “Também alertamos os alunos sobre a correta utilização do documento e os cuidados necessários com o cartão, que será entregue pela Central de Matrículas da Semed”, explicou.

As unidades de ensino ficarão responsáveis pela entrega do cartão eletrônico aos pais ou responsáveis. O documento que não for retirado em até dez dias úteis após a entrega nos órgãos de distribuição, será recolhido pela Agetran e o aluno terá o benefício cancelado ou suspenso, caso não apresente justificativa.

Para que a escola efetive a validação e encaminhe à Agetran, os formulários corretos, com a documentação completa, é necessário que os pais preencham o documento e apresentem os documentos pedidos.

O envio de dados deve obedecer à data do cronograma abaixo:

Remessa data de envio para a Agetran Data de recebimento nas escolas
1º 21/12/2018 05/02/2019
2º 21/01/2019 25/02/2019
3º 08/02/2019 18/03/2019
4º 11/03/2019 15/04/2019
5º 02/08/2019 21/08/2019
6º 21/08/2019

16/09/2019

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões