redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 25 de agosto de 2025.

apae/cg

Entidade abre nesta quinta-feira, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com convite à reflexão e à inclusão

Por Gilson Giordano em 20/08/2025 às 10:09

Não apenas a solenidade de abertura, mas todas as atividades serão realizadas no anfiteatro do CEDEG/APAE, localizado na Avenida Joana D’Arc, 1450, no Jardim Santa Branca (Foto:Arquivo)

Nesta quinta-feira (21), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), junto com a Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS), realizará a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025. O evento acontecerá às 13h30, no anfiteatro do CEDEG/APAE, localizado na Avenida Joana D’Arc, 1450, no Jardim Santa Branca, no bairro Pioneiros, na região do Anhanduizinho.

Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a semana leva para o centro do debate, a importância de escutar, respeitar e valorizar as escolhas das pessoas com deficiência, reafirmando que a mesma não é sentença, mas apenas uma das características de cada ser humano.

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional ocorre anualmente no período de 21 a 28 de agosto. Mais do que um marco legal, trata-se de um compromisso social de mobilização e sensibilização para aproximar a sociedade das diferentes realidades vividas pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É também uma oportunidade de enfrentamento ao capacitismo e ao preconceito ainda presentes, reforçando que é dever de todos combater a discriminação e a exclusão.

Neste ano, a APAE Brasil propõe uma reflexão coletiva: quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer? A provocação convida a sociedade a agir para garantir oportunidades reais, com acessibilidade, apoio, reconhecimento e respeito às diferenças.

Para o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, a abertura da Semana é um momento de fortalecimento da luta pela inclusão. “Convidamos toda a população a participar das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esse é um movimento de conscientização, de união e de compromisso com uma sociedade mais justa. Precisamos refletir sobre o nosso papel e sobre como podemos transformar realidades com oportunidades e respeito”, afirmou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões