redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 10 de agosto de 2025.

moradores em festa!

Moradores do Jardim Manaíra e Parque do Lajeado, festejam aposentadoria da “pinguela” com construção da ponte de concreto sobre o Córrego Lajeado

Por Gilson Giordano em 31/07/2025 às 12:29

Dentro da devida modernidade, nova ponte de concreto dará nova vida aos moradores do Parque do Lajeado e do Jardim Manaíra (Foto:Divulgação)

Ao que tudo indica, pois conforme matéria veiculada no site oficial do Governo do Estado, a então “pinguela” com uma extensão de aproximadamente 30 metros,  existente na ligação no Parque do Lajeado, localizado no bairro do mesmo nome ao Jardim Manaíra, no bairro Centenário, ambos localizados na região do Anhanduizinho, finalmente, após mais de 20 anos, será “aposentada”, dando lugar  de fato a uma ponte de concreto que está em fase final da sua conclusão e com isso, amenizando os  longos problemas vividos  diariamente pelos moradores que ousavam a  atravessar  de bairros.

A obra deverá ser entregue ainda neste semestre.

Histórico

O Parque do Lageado está localizado no bairro Lageado, foi fundado em novembro de 1.991, portanto prestes a completar 34 anos, é formado pelo Jardim Colorado, Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa, os Parques do Sol e dos Sabiás e o Residencial José Teruel Filho, abrigando o total de 16.653 moradores, conforme o mais recente recenseamento divulgado pelo IBGE.

O Jardim Manaíra, bem mais “jovem”, foi fundado no dia 8 de junho de 2.000, tendo completado recentemente 25 anos de fundação e o mesmo integra o bairro Centenário que é formado por 23 bairros e parcelamentos, onde residem 22.304 pessoas.

Juntos, o Parque do Lajeado e o Jardim Manaíra, podem ter aproximadamente cinco mil moradores.

Antiga solicitação

Agora com a construção de uma ponte de concreto mesmo, dotada de iluminação, a troca da “pinguela” serviu de pauta para alguns vereadores na Câmara Municipal de Campo Grande.

Entre os ex-vereadores que levaram o problema ao plenário, estão Wilson Sami, o primeiro a se manifestar devido ao agravamento para a travessia, ainda em julho de 2.017; depois foi a também ex- vereadora Enfermeira Cida Amaral que também tentou e não conseguiu e por último o também ex- vereador pastor Jeremias Flores, todos tentaram, mas encontraram barreiras e não conseguiram transpor as mesmas.

Vale ressaltar que foi o pastor Jeremias Flores que na época apresentou emenda ao Plano Plurianual do Município de Campo Grande que previa a construção no local, de uma ponte de concreto com toda a segurança.

A antiga “pinguela” que cederá o seu lugar à modernidade, com a construção da ponte, passa sobre o córrego Lajeado e separa o Parque do Lajeado e o Jardim Manaíra, sendo que tão logo atravesse a mesma chegará às Ruas Francisca Gonçalves Figueiredo, no Parque Lageado e a Pitumbú, no Jardim Manaíra, ambas ganharão obras de drenagem e pavimentação, mudando radicalmente o local, dando nova vida aos dois parcelamentos.

Mais de duas décadas, antiga “pinguela” existente sobre o córrego Lajeado ligando o parque do mesmo nome ao Jardim Manaíra, ambos no Anhanhduizinho, será “aposentado” (Foto: Arquivo)

Conforme a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), as obras tiveram início em 2024 e incluem 7.991,28 m² de pavimentação asfáltica, 619,98 metros de drenagem, 2.576,22 m² de calçadas com acessibilidade, além de sinalização viária. O investimento total é de R$ 6,7 milhões, com entrega prevista para o segundo semestre deste ano.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões