Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 25 de novembro de 2023.
Solenidade da premiação aos vencedores das duas modalidades foi no auditório da Semed (Foto: Divulgação)
A aluna Sofia Silva Nunes da escola da Rede Municipal de Ensino (REME), Professora Adair de Oliveira, conquistou a 2ª colocação da modalidade desenho no concurso de desenho e redação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).
No total foram seis os alunos contemplados e que nesta terça-feira (14) pela manhã, foram contemplados com as premiações devidas, durante a solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Vale destacar que um dos desenhos recebeu premiação nacional.
Do total de seis contemplados, três alunos do 4º ano participaram da categoria desenho e outros três do 5º ano que participaram da categoria redação e receberam celulares e notebooks e um dos desenhos recebeu premiação nacional que não foi divulgado.
A aluna Giovanna Silva, do 4° ano da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, na Vila Nasser, ficou em primeiro lugar nacional na categoria desenho. “Quando eu soube do concurso, não sabia como fazer o desenho, fiz vários rascunhos. No jornal estava falando toda hora das queimadas, de norte a sul do Brasil. E minha mãe deu a ideia de desenhar como é o país hoje e como quero para o futuro. Eu desenhei um índio representando nosso planeta saudável. Estou muito feliz de ter ganhado”, disse a estudante.
Neste ano, com o auxílio da tecnologia em um modelo híbrido, os concursos do PEA mobilizaram professoras e estudantes. Os desenhos e redações foram inspirados no tema “Vivendo em um planeta mais sustentável com a Economia Circular”. Estudantes e professores vencedores receberam notebooks e as escolas uma televisão e uma impressora, prêmios que são muito importantes neste momento em que os recursos digitais ganharam espaço.
A proposta do PEA Campo Limpo é contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental dos alunos, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”.
“Esta é uma premiação que acontece no Brasil em todos os Estados. Aqui em Campo Grande 31 escolas da REME participaram, com alunos do 4° e do 5º ano com redação e desenho. Tivemos seis alunos premiados e uma foi premiada nacionalmente. Agradecemos aos pais, pois enfrentamos momentos difíceis e a pandemia ainda não terminou. Também agradecemos os professores e diretores que atuam incansavelmente. E temos que ter zelo com o destino final das embalagens, de qualquer produto. Temos que cuidar do nosso planeta”, disse a secretária-adjunta municipal de Educação, Soraia Campos.
Aluno do 5° ano da Escola Municipal José Antônio Paniago, no Jardim Itamaracá, João Carvalho, ficou em primeiro lugar na etapa regional na categoria redação e ganhou um notebook. “Estou muito feliz. Escrevi sobre viver num planeta sustentável. Em casa eu separo o lixo para reciclagem”, disse. A mãe dele, Lidiane Carvalho, falou sobre a conquista do filho. “É uma emoção. Ele é bastante esforçado e merecedor de receber o prêmio. E a escola trabalha para que os alunos se desenvolvam”.
“A educação ambiental é estudada nas escolas do município, desde a educação infantil até o 9º ano. É muito importante esses momentos de aprendizagem, de reflexão e de mudança. O prêmio é um incentivo, mais à dedicação do aluno e a sua criatividade”, explicou a professora Melissa Pistori.
Confira os alunos que ganharam a etapa regional do concurso:
Categoria redação:
1º lugar – João Carlos dos Santos Carvalho (EM Antônio José Paniago)
2º lugar – Pedro Gabriel Martinez (EM Nagen Jorge Saad)
3º lugar – Yasmin Macedo de Melo (EM Licurgo de Oliveira Bastos)
Categoria Desenho
1º lugar – Giovanna Silva (EM Licurgo de Oliveira Bastos) – Vencedora da etapa nacional
2º lugar – Sofia Silva Nunes (EM Professora Adair de Oliveira)
3º lugar – Maria Helena Marçal (EM Senador Rachid Saldanha Derzi)
0 Comentários
Os comentários estão fechados.