redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 14 de janeiro de 2026.

as contas chegaram!

Proprietários de veículos automotivos residentes nos bairros da região do Anhanduizinho podem pagar IPVA à vista com 15% de desconto que vence nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (5) é a data limite para quem pretende efetuar o pagamento à vista, com 15% de desconto (Foto:Divulgação)

Após o período festivo registrado no fim do ano passado, agora chegou o momento de pensar nas quitações das contas, principalmente os  proprietários de veículos residentes nos bairros que formam a região do Anhanduizinho, no total de 14, além de ficarem atentos, devem também aproveitar a oportunidade ao quitar o IPVA, cujo prazo para tal medida está vencendo nesta segunda-feira (5), com a vantagem de quem efetuar o pagamento à vista do imposto, terá 15% de desconto, um dos maiores benefícios concedidos no país e que coloca o Estado entre os que mais estimulam a quitação antecipada do tributo.

O desconto supera a média nacional, que varia entre 3% e 10% e reflete uma política fiscal consistente, que valoriza o contribuinte adimplente, gera economia imediata para as famílias e contribui para a redução da inadimplência.

Os boletos do IPVA começaram a ser distribuídos pelos Correios em dezembro e também podem ser acessados de forma prática e segura pelo portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.ms.gov.br).

Para quem optar pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em até cinco parcelas. A primeira parcela vence em 31 de janeiro, com as demais programadas para os meses seguintes. O valor mínimo é de R$ 30,00 para motocicletas e R$ 55,00 para os demais veículos, garantindo flexibilidade ao contribuinte.

Além do desconto expressivo para pagamento à vista, Mato Grosso do Sul mantém uma das políticas de isenções e benefícios mais amplas do Brasil. Estão contemplados, entre outros, veículos oficiais, entidades sociais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves de uso agrícola; embarcações de pescadores profissionais; táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos de bombeiros e diplomáticos, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Pessoas com Deficiência (PCD) contam com redução de 60%, enquanto frotistas com 30 ou mais veículos têm alíquotas diferenciadas. Há ainda isenção total para veículos movidos a GNV, como incentivo à sustentabilidade, e não incidência do imposto em casos de furto, roubo ou perda total.

O Estado também preserva condições especiais para o setor produtivo. Por meio de decreto específico, seguem mantidas as reduções de alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, com redução de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, assegurando competitividade e equilíbrio econômico.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões