redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 17 de agosto de 2026.

cedeg/apae

Delegação composta por 20 alunos, viaja para Corumbá, onde representará a Capital de MS no XIII Festival Nossa Arte

Por Gilson Giordano em 17/08/2026 às 09:45

Uma das artistas que representará a Capital de Ms no Festival a ser realizado em Corumbá(Foto:Divulgação)

Com uma delegação composta por 20 alunos,  o  Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), localizado no Jardim Santa Branca, no bairro Pioneiros, na região do Anhanduizinho, bem viajou nesta segunda-feira (17) para  o município de Corumbá, localizado no extremo oeste do Estado e distante da Capital de MS a 321  quilômetros, onde eles participarão do  XIII Festival Nossa Arte das APAEs – edição regional, cujo início está previsto para esta terça-feira(18), no Centro de Convenções do Pantanal.

Promovido pela Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul, o festival reúne artistas das APAEs do Estado em diferentes linguagens artísticas, valorizando a expressão, a criatividade e o protagonismo das pessoas com deficiência.

Os artistas do CEDEG/APAE participarão nas categorias de artes visuais, arte literária, música, dança, dança popular brasileira e teatro. Nas artes visuais, serão apresentadas telas, esculturas e trabalhos de artesanato. Na arte literária, serão apresentados poemas e duas obras literárias, sendo uma delas uma letra de música inédita. Já na música, a Banda Girassol levará ao palco o trabalho desenvolvido pelos alunos.

De acordo com Júlio Sotana, coordenador de atividades complementares do CEDEG/APAE, o processo de preparação para o festival já demonstra o crescimento dos participantes, especialmente na música.

“Ao longo do processo, foi possível observar uma evolução significativa no desempenho dos artistas com a banda, resultando em uma apresentação que reflete o comprometimento e o crescimento musical de todo o grupo”, destaca.

Na dança, os alunos apresentarão “Memórias”, uma coreografia de dança contemporânea que aborda questões relacionadas ao tempo e às experiências vividas.

“Na dança, ‘Memórias’ é uma coreografia de dança contemporânea que convida o público a embarcar em uma reflexão sensível sobre o tempo, as experiências e as lembranças que carregamos ao longo da vida”, explica Júlio.

Já a apresentação de dança popular brasileira valoriza a cultura e as manifestações tradicionais da região. A apresentação celebra a alegria, a força e a identidade das manifestações culturais da Região. Mais do que uma dança, é uma homenagem às raízes do Centro-Oeste brasileiro.

No teatro, os alunos apresentarão a peça “O Pantanal está mudando”, que aborda questões relacionadas às transformações e aos impactos ambientais no bioma. Misturando humor, fantasia, emoção e conscientização ambiental.

Para Júlio, mais do que a participação em uma competição, o festival representa uma oportunidade de dar visibilidade à produção artística das pessoas com deficiência e valorizar o trabalho desenvolvido pelos artistas do CEDEG/APAE.

“A minha expectativa para mais essa edição do Festival Nossa Arte é poder participar de um momento de promoção da arte da pessoa com deficiência, e oportunizar a nossos artistas o palco, os holofotes e todos os aplausos”, afirma.

Além de proporcionar um espaço de expressão artística, o Festival Nossa Arte também pode abrir caminho para uma nova etapa da competição. Os participantes que obtiverem bons resultados na edição regional poderão se classificar para a etapa estadual, prevista para acontecer em Campo Grande, em novembro deste ano.

O Festival Nacional Nossa Arte das APAEs reúne talentos artísticos de diversas unidades do Brasil e busca proporcionar um espaço de inclusão, valorização e reconhecimento da arte produzida por pessoas com deficiência, fortalecendo a arte como forma de expressão e transformação social.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões