redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 25 de dezembro de 2023.

Jardim Los Angeles

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) sediará terça-feira “Semana do Bebe” com palestras e orientações

Por Gilson Giordano em 14/08/2019 às 16:38

Além das palestras e brincadeiras lúdicas, no local as crianças ganharão também alguns presentes (Foto: Divulgação)

Localizado na Arthur Pires, 885 esquina com a Afonso Celso, no bairro Jardim Los Angeles, na região do Anhanduizinho o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), será um dos locais onde a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizará, terça-feira (20), a “Semana do Bebê”, com informações e palestras, cujo início esta previsto para às 7h30.

Além das palestras, está prevista ainda na programação, atividades lúdicas cm a Sectur e entregas de brinquedos às crianças em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social (SAS), José Mário, a primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os seis anos de idade.

“Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima, necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar”, destaca José Mário.

A Lei 5.116, de 26 de dezembro de 2017 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que institui a Semana Estadual do Bebê e tem por finalidade “fomentar ações, planos, programas e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura”. Dentre suas metas se destaca para este projeto o inciso I do Art. 2º: “informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância”.

Até o sexto ano de vida, o desenvolvimento do cérebro é muito rápido e pode ser afetado por fatores biológicos, psicossociais, herança genética e pela qualidade do ambiente em que se vive e se convive. Esse processo pode, a longo prazo, afetar a capacidade estrutural e funcional, influenciando negativamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do ser humano.

O titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), José Mário Antunes enfatiza que por meio do Programa Primeira Infância no SUAS e as parcerias com a rede socioassistencial.

“Brincar é fundamental para que a criança seja criativa, inteligente e feliz. No Município de Campo Grande MS estamos realizando ações em seis CRAS, com pai e filho, programa primeira infância no SUAS, orientando as famílias de forma lúdica e levando os serviços da SAS para colaborar com vínculo familiar”, declara o secretário José Mário.

Pensando sobre a importância dessa etapa da vida tão fundamental, a instituição da “Semana do Bebê” no município tem como estratégia a mobilização social para tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança, prioridade na agenda dos municípios brasileiros, proporcionando as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

Através do Programa Primeira Infância no SUAS e as parcerias com a rede socioassistencial que essa família participa vamos enfatizar que nessa fase o brincar é fundamental para que a criança seja criativa, inteligente e feliz.

Pesquisas mostram que se divertir regularmente com atividades simples é bem útil para desenvolver habilidades motoras, até a capacidade de ficar de pé e andar, além de ajudar no desenvolvimento cerebral e na fala, bem como na maneira como a criança interage e socializa com os outros.

Desta forma, o presente projeto visa realizar orientações aos pais/responsáveis tendo em vista, que a situação biopsicossocial em que a família está inserida e o impacto que provoca desde a gestação, tornam-se importante a abordagem do vínculo da criança e a família que nela está inserida.

O público alvo são 300 famílias, dentre elas: gestantes, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com crianças de 0 a  seis anos e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC/PCD, sendo crianças de até  seis anos.

Para informações sobre os encontros, a população pode entrar em contato pelo 67 3314-4482 Ramal 6109 ou pelo e-mail: grpsb@sas.campogrande.ms.gov.br

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões