redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 22 de novembro de 2023.

Há 16 anos disputando competições, Arsenal é referência no futebol amador da Capital de MS

Por Gilson Giordano em 27/06/2018 às 10:11
Mesmo disputando quatro competições diferentes, time do Arsenal continua invicto e faz história no futebol amador da Capital de MS (Foto: Arquivo)

Mesmo disputando quatro competições diferentes, time do Arsenal continua invicto e faz história no futebol amador da Capital de MS (Foto: Arquivo)

Para muitos, o futebol amador é mais uma “peladinha” no fim de semana. No entanto, a prática dessa modalidade é rica em histórias dos times que participam das competições e, graças à persistência dos seus diretores, dezenas deles ainda permanecem “vivos” para retratar uma história, cujo começo foi em função de uma simples brincadeira, mas que ganhou proporções, cresceu e se tornaram campeões em diversos campeonatos disputados.

O Arsenal Futebol Clube é um desses times. Caso fosse grupo musical, teria 16 anos de “estrada”, mas como é um time de futebol, leva alegria aos torcedores, embeleza e criou raízes de amizades depois desses 16 anos. Nesse tempo todo vem colecionando dezenas de troféus, conquistados nos mais diversos campeonatos espalhados pela cidade, mais precisamente na região do Anhanduizinho.

INÍCIO

Conforme o atual diretor e também técnico da equipe, Antônio Cotrim, tal como a letra de uma das músicas do cantor e compositor Peninha, “Tudo no começo era apenas uma brincadeira e, de repente, foi crescendo… (…)”, mais ou menos em  2002, quando um grupo de 12 amigos decidiu formar um time de futsal. Na época, a brincadeira dos jovens era se divertir nos “Fliperamas” e, com isso, o nome colocado no time foi: W-Games.

No entanto, devido a um acidente registrado com o criador do nome, o time de futsal acabou, mas, para manter a alegria do encontro da turma, Antônio Cotrim decidiu inscrever o time W-Games, no Campeonato de Futebol na Arena Guaicurus, mesmo porque no futsal, como se sabe, a regra permite apenas a escalação de cinco jogadores e o elenco era composto por 12, então era possível entrar em uma competição mais aguda e, de certa forma, diferente. Porém, Cotrim, conhecia a qualidade técnica dos jogadores que formavam o elenco.

O segundo campeonato que o time disputou, ainda com o nome de W-Games, foi no bairro Santa Felicidade, na região das Moreninhas.

Com o nome W-Games, o time entrou na competição e não fez feio. Feio mesmo era o nome: W-Games, que foi um “prato cheio” para os torcedores adversários que, incomodados com o surgimento desse time de promissor sucesso, devido à boa qualidade técnica dos jogadores, ao invés de chama-lo de W-Games, começou a chamar de “W-Gay” e, é claro que, antes da consolidação do apelido, diretoria e jogadores agiram rápido e decidiram trocar de nome, pois ninguém no elenco vencedor queria ser motivo de chacota.

Imagine um torcedor adversário, após sofrer uma derrota, ao ver um dos jogadores do elenco, apontasse para ele fazendo esse comentário: “aquele ali ó, joga no W-Gay”. É claro que não pegaria bem.

Na época, o time que já fazia sucesso mundial era o Arsenal, da Inglaterra, que tinha no elenco o jogador Henry, aquele mesmo que marcou o gol da França na Copa do Mundo de 2006, contra o Brasil.

Pronto. Estava definida a mudança do nome de W-Games para Arsenal e, a partir de então, com a mesma técnica, habilidade e força dos jogadores, nascia então outro time igualmente ao anterior, vencedor.

ARSENAL

Hoje, decorrido 16 anos, o time de futebol amador, Arsenal, é presença obrigatória em vários campeonatos disputados nos bairros da Capital e, para tanto, não apenas pelo fato de pagar a inscrição, mesmo porque, feito isso, qualquer time pode participar, mas pela tradição, qualidade técnica, entre outros atributos positivos que a diretoria e elenco souberam plantar desde a criação do time.

ELENCO

O elenco do Arsenal é formado hoje por 24 jogadores, que residem nos mais variados bairros da cidade e entre eles, na região do Anhanduizinho, como no Aero Rancho, Lageado e também no Universitária, Rouxinóis, entre outros.

JOGADORES

Integram o elenco do Arsenal, os seguintes jogadores: GOLEIROS: André e Judson; LATERAIS: Márcio, Mauro, Fernando Alves e Tiago; ZAGUEIROS e VOLANTES: Maike, Max, Bento, Rodrigo, Wagner e Jurandir; MEIA ATACANTES:  Siderval, Rafael, Caio Henrique e Célio Lopes; ATACANTES: Leandro, Zeca, Adriano Cambé, Juninho, Romeu, Fernando e Cléber.

TROFÉUS

Com a consolidação do nome Arsenal, a bem da verdade, um nome forte e de respeito no cenário do futebol mundial, o Arsenal Futebol Clube, do futebol amador de Campo Grande, apenas chamou para si a responsabilidade de bem representar o seu “homônimo” inglês e, com isso, foi conquistando a maioria dos campeonatos que disputou. Quando não subia ao lugar mais alto no pódio, ficava, no mínimo, entre os três melhores colocados. Com isso, mais e mais troféus foram conquistados para sua imensa galeria.

Cotrim lembra que o time já foi campeão na COHAB, Vila Antunes, Itamaracá e no Alves Pereira. “Desses que eu lembro no momento, mas temos mais títulos conquistados”, garantiu.

PATROCINADORES

Mesmo sem ter um patrocinador master, o time, que tem como o “faz-tudo”, presidente, diretor, técnico, representante e, que na hora “agá” deixa o seu cheque como caução, é o incansável Antônio Cotrim, que declara amor pelo time que ele ajudou a fundar.

“Eu já fui jogador também – recorda -, mas o amor pelo time do Arsenal é muito forte e, por isso, estamos até hoje. Agora eu sou o diretor e também técnico”, diz orgulhoso Antônio Cotrim, com o respaldo dos jogadores.

Mesmo não tendo um patrocinador master, mas graças às apresentações nos campeonatos disputados, o time do Arsenal consegue, ainda, “vender” algumas cotas pequenas, que são suficientes para pagar as inscrições nas competições que ora disputa, como no caso da COHAB I e II, Campo Nobre, Marajoara e Vila Antunes.

E nesses campeonatos, o Arsenal vem contando com os patrocínios do CWV – Ar Condicionado; Gilmar Conveniência, Itacar Funilaria e Clima Ar Condicionado Veicular, que bancaram as inscrições do time nas competições acima mencionadas.

Falando como técnico, Antônio Cotrim fez questão de lembrar que o time está invicto há dez jogos. No Campeonato da Vila Antunes, jogou cinco vezes, venceu quatro e empatou uma. Mostra reação no Campeonato da Arena Campo Nobre. Na COHAB, começou vencendo por goleada e, no Campeonato Marajoara, a equipe tem dois jogos, conquistando uma vitória e um empate.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões