redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Campo Grande, terça-feira, 15 de setembro de 2020.

Parque do Sol

Unidade de Saúde faz no local, sob agendamento, exames biomolecular para testar a covid 19

Por Gilson Giordano em 08/09/2020 às 15:14

Região do Anhanduizinho tem mais um local para realização de exames para testagem contra coronavírus (Foto: Arquivo)

Localizado no bairro Lageado, na região do Anhanduizinho, a Unidade de Saúde Familiar “Dr. Benjamim Asato”, no Jardim Parque do Sol é uma das unidades da atenção primária que começou nesta terça-feira (8), a coleta de material para realização do exame considerado padrão ouro no diagnóstico da Covid-19, doença provocada pela infecção pelo novo coronavírus.

Para a colheita do material nasal, além de cumprir os pré-requisitos necessários, o paciente realizar um agendamento, sendo esse, feito para o dia seguinte àquele em que ele esteve na unidade.

O exame biomolecular pode ser realizado em pacientes que estão com até sete dias com sintomas. “A testagem massiva é importante para que consigamos reduzir ao máximo a transmissão do vírus, fazendo com que todos os casos positivos permaneçam em isolamento”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Com o diagnóstico ainda nos primeiros dias de sintoma, as chances de que o paciente positivo transmita para outras pessoas, sem saber que está contaminado, reduz drasticamente, uma vez que o isolamento domiciliar inicia já com a coleta do exame.

“Assim também é possível reduzir o número de pacientes internados, já que o acompanhamento é feito de forma mais intensa desde início dos sintomas e se há alguma evolução que sugira risco, ele já é encaminhado a uma unidade de saúde”, completa o titular da pasta.

A previsão é que nas próximas semanas mais unidades passem a realizar a coleta de material para a execução do exame biomolecular.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões