redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 28 de novembro de 2023.

Saúde para o novo ano

Uma reflexão sobre a alimentação nos dias atuais

Por Luciene Gomes em 31/12/2018 às 15:31

A alimentação nos dias atuais vem sendo bombardeada por grande quantidade de informações. Todos os dias aparecem novas tendências, novas dietas e novos modismos.

Cada dia se houve falar em um tipo de alimentação diferente, que tal dieta (ou a pessoa que faz aquela dieta) traz resultado e tantas outras informações que não conseguem ser absorvidas.

Vivemos um   paradoxo: de um lado, muito se sabe sobre a importância de uma boa alimentação, dos cuidados com a saúde e etc. Do outro lado temos mais de 56% da população brasileira acima do peso.

O que nos leva a não conseguir alcançar o peso ideal? Ou melhor, o que é o peso ideal?

Muitas vezes você pode se sentir bem com seu corpo e o seu peso, mesmo tendo um pouco de gorduras localizadas, até se deparar com a sociedade e sua imposição pelo corpo perfeito. O apelo por um corpo perfeito nos massacra, fazendo-nos sentir incapazes ou até mesmo infelizes com nosso corpo.

Isso tudo mostra que a alimentação vai muito mais que o ato de saciar a fome que se sente antes das refeições. A alimentação envolve o ato nutricional, que deve ser encarado de forma individual, no qual o alimento é a fonte de nutrientes e, revestido de sentido prático, deve suprir as necessidades fisiológicas do corpo. Entretanto, a alimentação também envolve um ato social, que está relacionado com as pessoas com quem convivemos e nossas culturas, onde o alimento passa a ser comida e nos alimenta.

É importante salientar que, antes de nos nutrirmos, nós nos alimentamos. O ato de comer vai muito além de se nutrir. Conforme o Guia alimentar para a população brasileira, a alimentação é definida como “mais do que ingestão de nutrientes”. Caracteriza-se como um ato que “diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contém e fornecem os nutrientes, como os alimentos são combinados entre si e preparados, as características do modo de comer e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares”.

Visto que o conceito de alimentar-se vai além de comer nutrientes, precisamos parar de ficarmos paranoicos, contando calorias, carboidratos, dietas sem gorduras, ou ricas em proteínas e tantas outras que surgem por aí.

Se pensarmos no contexto, comer pode ser simples ou complexo, depende do modo que me comporto diante da alimentação. Exige esforço para preparar os  alimentos, pois nossos pratos devem conter cores diversificadas. É importante sabermos como e onde comemos.

Tudo isso remete ao nosso comportamento alimentar, significando que temos que verificar a forma que nos expressamos diante de nossos alimentos, o modo em que o consumimos, entre outras questões.

Essa reflexão é para que você comece a observar hábitos alimentares. Onde são realizados? Quais as  pessoas estão com você? Você come sozinho ou acompanhado? Vive distraído na hora das refeições? Suas refeições são importantes para você ou, dependendo da pressa, deixa para comer qualquer coisa depois?

Antes de pensarmos apenas em peso, existe um mundo complexo de fatores que envolve a alimentação.

Então vamos resgatar o amor pelo nosso corpo e cuidarmos dele com muito carinho e consciência.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões