redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Campo Grande, sábado, 19 de outubro de 2019.

Calendário esportivo

Temporada terá 49 projetos entre campeonatos de futebol, mais oficinais e anúncio de novas obras

Por Gilson Giordano em 31/01/2019 às 16:04

Autoridades irmanadas para juntas, alavancarem o esporte na Capital e tornar a mesma um celeiro de craques (Foto: Divulgação)

Com uma extensa programação esportiva para o ano em curso, a Prefeitura de Campo Grande, juntamente com o Governo do Estado apresentaram nessa quinta-feira (31), pela manhã o Calendário Esportivo na Capital do Estado que, além dos jogos e eventos esportivos nacionais, terão ainda as oficinas e as obras de infraestrutura nos Parques Esportivos, totalizado 49 eventos.

O anuncio oficial aconteceu no Armazém Cultural, sob as vistas de centenas de pessoas dos mais variados segmentos da cidade e entre eles, os ex-jogadores que hoje integram o quadro da Prefeitura, transmitindo os seus conhecimentos aos alunos das Escolas Públicas de Futebol.

Do lançamento, participaram o prefeito Marquinhos Trad, o governador do Estado Reinaldo Azambuja, o secretário Carlos Alberto de Assis, o deputado estadual Herculano Borges, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador João Rocha, o diretor-presidente da Funesp Rodrigo Terra, entre outros.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Marquinhos Trad, além de ter citado os trabalhos realizados pela Funesp na temporada passada e baseado nos mesmos e diante do calendário, afirmou que a Capital de MS volta a ser destaque em competições esportivas.

 “Quando a gente vai aos parques, às escolinhas públicas de futebol, vê a expectativa e a esperança de um menino em se tornar um jogador profissional. São mais de dois mil meninos que têm a oportunidade de uniforme, de chuteira, de bola. Crianças das mais diversas comunidades”, afirmou.

Além das escolinhas de futebol, o Prefeito também se lembrou da escolinha de ballet e outras atividades esportivas proporcionadas pela atual administração municipal.

“Crianças que sempre sonharam em fazer ballet e não tinham como fazer em uma escola particular. Academia pública com todos os equipamentos de musculação gratuitos já colocados. São aproximadamente 40 mil pessoas na prática esportiva, nas sete regiões urbanas e também nas regiões rurais”, concluiu.

Funesp

De acordo com os dados divulgados pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Rodrigo Terra, em 2018 foram mais de dois milhões de atendimentos em 56 locais diferentes, com 651 aulas totalmente grátis.

 “Essas 651 oficinas fizeram com que 18 mil pessoas se inscrevessem nas atividades, com características mais para crianças, para adolescentes, para adultos e para idosos. Fazendo com que a política pública chegue a todo o conjunto da população, principalmente, para aqueles que mais precisam. Foram mais de 22 mil horas de atividades realizadas no ano passado”, disse.

Para por tanta gente para se movimentar, cerca de 160 professores atuaram em 22 projetos. Outras nove mil pessoas participaram em 18 eventos de lazer. E cerca de dez mil atletas foram inscritos nas oito competições esportivas realizadas pela Funesp. Somando, são aproximadamente 40 mil Campo-grandenses que se inscreveram de forma gratuita em todos os eventos realizados em 2018.

Parceria

Muitos dos projetos aconteceram graças às parcerias público-privada e também à parceria com Governo do Estado.

Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja ressaltou que as parcerias são fundamentais para todos no processo de desenvolvimento.

“Quando a gente faz essas parcerias, a gente resgata opções para a sociedade como um todo. Esse calendário é múltiplo, estamos vendo todas as áreas sendo beneficiadas. Sozinho a gente não vai resolver os problemas, mas quando se unem os esforços como está acontecendo, mesmo na dificuldade a gente encontra alternativas para solucionar problemas”, frisou.

Calendário

De acordo com o calendário apresentado nessa quinta-feira, a temporada será “cheia” para o esporte de forma geral e com isso, acontecerão novas oficinais esportivas. A Escola Pública de Futebol ganhará mais cinco novos locais, além dos 15 já existentes para meninos e meninas de 10 a 14 anos, passará a atender crianças na faixa etária dos cinco aos nove anos, com o BabyFut. Cada oficina tem em média 25 alunos por turma e eles podem se inscrever gratuitamente no local e horário da atividade. O projeto passará a atender mais de 1.500 alunos. Os novos campos de futebol estão localizados nos bairros do Jardim Zé Pereira, Recanto dos Rouxinóis, Bonança, São Conrado e Mata do Jacinto.

Futebol

Diante do vasto calendário esportivo voltado para a atual temporada é claro que o futebol tem o destaque especial, tanto que o evento conseguiu reunir quase duas dezenas de ex-jogadores entre eles: Gonçalves, Copeu, Pastoril, Diogo, Paulão, Gilmar Calonga, Zito, Marcilio, entre outros que foram justamente para ouvir os planos voltados para a referida modalidade e com certeza saíram do local satisfeitos com o planejamento.

Na temporada será disputada a 1ª edição da Copa Campo Grande de Futebol Amador, que movimentará 128 equipes masculinas e femininas, distribuindo em premiação, a importância de R$ 25 mil, além de medalhas e troféus.

A intenção é movimentar cerca de três mil atletas e técnicos das sete regiões urbanas de Campo Grande, resgatando o futebol 11 e mantendo as regras oficiais. Em agosto, começa a Super Copa dos Campeões, disputada pelos vencedores de cada região. Nesta etapa, a decisão será no aniversário do Estado, no dia 11 de outubro, com um premio total de R$ 10 mil.

Com eventos distribuídos em todos os meses, o calendário será reforçado pela primeira edição dos Jogos Universitários Campo-grandenses Interatléticas, com a participação das UFMS, UCDB, Uniderp, Unigran, Anhanguera e UEMS e será disputado nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol. O evento está programado para acontecer em setembro.

Nacional

Nos eventos nacionais retornam ao Autódromo Internacional de Campo Grande a Copa Truck, Mercedes- Bens Challenge, Brasileiro de Marcas, Hb20 Motorsport, Stock Car e a Stock Light.

Novidade

Paralelo às atividades esportivas, a ótima novidade é referente à criação do primeiro parque público para cachorros. Pela proposta, a Prefeitura vai liberar o Parque Ecológico do Sóter para a população passear com seu cão, desde que conduzido na guia e para tanto, buscará parcerias privadas para a construção de um local onde eles possam ficar soltos e se socializarem.

Na época em que o atual secretário Carlos Alberto de Assis esteve à frente da Funesp, ele idealizou e criou a “Cãominhada”, que era realizado em uma das vias que liga ao Parque dos Poderes.

Assinaturas

Durante o evento, foi assinada a abertura de licitações para melhorias das infraestruturas esportivas que fazem parte de um dos sete programas desenvolvidos pela Funesp e visa estimular a utilização dos espaços públicos pela população, com a reforma do Parque do Sóter, a assinatura da ordem de serviço da reforma do Ginásio Guanandizão. Também fazem parte do Programa, as obras da Pista de Atletismo do Parque Ayrton Senna, reformas dos Parques Ayrton Senna e Jacques da Luz e a revitalização do Autódromo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões