redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 18 de dezembro de 2023.

Guerra à dengue!

Mesmo com diminuição nos casos, três bairros na região do Anhanduizinho receberão serviços do “fumacê”

Por Gilson Giordano em 07/07/2020 às 15:00

Durante a borrifação é necessário que o morador abra as portas e janelas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência (Foto: Arquivo)

Mesmo com a sensível queda registrada nos casos de infestação causada pelo mosquito da dengue, que teve uma redução de 57% nos casos notificados nos seis primeiros meses do ano em curso, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mantém o alerta e intensifica o serviço de borrifação feita pelo “fumacê”, visando à erradicação da doença na Capital de MS.

De acordo com dados divulgados  pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e conforme o levantamento feito até o momento foram notificados 15.996 casos de dengue no município, sendo 10.371 confirmados, contra 37.802, o que representa uma redução de 57%, ou o equivalente a 21.806 casos. O número de óbitos também caiu de oito para sete.

Atenção

Mantendo sempre a mesma atenção, nesta terça-feira (7), dos cinco bairros que receberão os serviços de borrifação feito pelo “fumacê”, três deles estão localizados na região do Anhanduizinho: Alves Pereira, Centro-Oeste e Los Angeles, que receberão o serviço Ultra Baixo Volume (UBV) – Fumacê – a partir do fim da tarde.

Itinerário

De acordo com o itinerário previamente elaborado, os carros das equipes realizarão os trabalhos nas seguintes ruas dos bairros da região do Anhanduizinho:

No bairro Alves Pereira, os trabalhos serão iniciados na Rua Tucuruvi com a Rua Agostinho Bacha;

No bairro Centro-Oeste, os trabalhos serão feitos na Rua Jaguar com a Rua Catiguá e no bairro Los Angeles, na Rua Olinda de Melo com a Rua Luís Vasconcelos.

Os veículos de borrifação do inseticida passarão a partir das 16h até às 22h, mas, se começar a chover em alguma das regiões programadas, ou se houver ventos fortes, o serviço terá que ser suspenso, já que assim não há efetividade no lançamento do veneno para os mosquitos.

Como orientação, a população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti.

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões