redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 18 de dezembro de 2023.

1ª Emulação de Pênaltis

Goleiro Marcelo Reis se destaca no campeonato e Buchega, do União Tiradentes, erra a “cavadinha” e time é eliminado

Por Gilson Giordano em 22/09/2020 às 10:59

Com muita coragem, ótima impulsão e muita técnica, goleiro Marcelo Reis, do AFC, “fechou” o gol e ganhou todos os prêmios (Foto: Facebook)

Devido à sua importância, foi-se o tempo em que falava que o pênalti deveria ser cobrado pelo Presidente do clube, cujo time sofreu a falta, no entanto, com o passar do tempo, o mesmo tornou-se base de profundos estudos e através disso, vem destacando muitos goleiros como “pegadores de pênaltis”.

A regra da penalidade máxima no futebol foi adicionada as regras gerais do esporte, em 3 de março de 1891.  Até então, quando a marcação de pênalti surgiu, a bola podia ser batida de qualquer ponto, desde que guardado os 11 metros de distância do gol.

Como se sabe, no futebol, o pênalti é a falta suprema para a equipe, enquanto o cartão vermelho é a punição máxima individual e o mesmo causa a sanção máxima aplicada contra uma equipe de futebol.

Como a tal cobrança de tornou motivo de estudos para os especialistas, eles também chegaram à conclusão que, durante a cobrança, o melhor é chutar a bola no meio do gol, pois os estudos também revelaram que em 93,7% das vezes, o goleiro pula para os lados e com isso, acaba facilitando os cobradores.

No dias atuais, o que era apontado como uma “loteria” ou que deveria ser cobrado pelo Presidente do clube, se tornou um ato de muito estudo e dedicação, para depois entrar em campo a habilidade.

Famosos

Levantamentos indicam que Pelé, Rei do Futebol, teria inventado a “paradinha”, jogada essa que nos dias atuais está proibida. No entanto, sem a tradicional “paradinha”, surgiram outros tipos de cobranças.

Depois da “paradinha”, uma que se tornou bem famosa foi da “cavadinha” cujo mestre em cobrança desse tipo foi o jogador Djalminha, quando este esteve no Palmeiras.

Nas cobranças com a “cavadinha” a que mais até hoje é recordada por todos, foi na decisão do Campeonato Carioca, quando o atacante do Botafogo, usou a mesma e com muita categoria acabou “matando” o goleiro Bruno, dando título ao time alvinegro.

Jogada Saci

No atual campeonato brasileiro, no time do Coritiba, tem o jogador Sabino, que esta com a “cobrança do Saci”, pois na hora do chute, ele utiliza o mesmo pé de apoio e tem tido sucesso.

UEFA

Diante de todo esse histórico dessa cobrança que muitos também atribuíam como uma verdadeira “loteria”, ignorando com isso a qualidade técnica do cobrador, a diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), na ausência do futebol tradicional e como forma de motivar os jogadores dos times, dirigentes, patrocinadores e torcedores, está realizando com muito sucesso, o 1º Campeonato de Emulação de Pênalti e a prova do sucesso alcançado foi o número de times inscritos, nada menos que 100, sendo 64 na categoria livre, 23 no veterano e 12 no feminino.

A competição teve no fim de semana passado, os times que garantiram vagas para as semifinais e conseqüentemente, os vencedores, decidirão o título neste sábado (26), em mais uma tarde festiva, na Arena do Jardim Campo Nobre, localizado no bairro Centro-Oeste, na região do Anhanduizinho.

Personagens

Nessa 1ª edição, para chegar à fase das semifinais, foram até o momento dois fins de semanas e neles, as emulações foram feitas em vários bairros da Capital, tanto na região norte bem como na região sul.

Como era de se esperar, o evento além de motivar os jogadores e reativar a rivalidade, serviu ainda para revelar também o goleiro pegador de pênaltis, além é claro, de “crucificar” jogadores que no momento decisivo, não tiveram o chamado “sangue frio” para marcar o gol e dar a vitória ao time.

Sábado (19), a competição endeusou um goleiro, enquanto que do outro lado, um dos cobradores, foi do céu ao inferno.

 O goleiro Marcelo Reis, mesmo não tendo o estereótipo de goleiro devido à sua compleição física, mas na mesma proporção utiliza e muito bem a sua agilidade debaixo do gol, com muita impulsão e acima de tudo coragem se tornou o “herói” da tarde na disputas feitas na região norte, mais precisamente no campo do São Caetano.

Marcelo Reis que já defendeu o time do Lava Jato FC foi endeusado, pois na partida do seu time, o AFC ele acabou defendendo sete cobranças feitas pelo time do Renegados, resultado esse que garantiu ao AFC, uma das vagas nas semifinais da competição.

Agora ele terá a difícil missão, pois a “decisão” será contra o time Igreja Palácio de Deus, que desde agora está em oração para tentar “furar”, o que se tornou quase que um “invencível” goleiro.

Na outra “ponta”, aparece o jogador Buchega, que acabou prejudicando o time do União Tiradentes, pois durante a cobrança, o mesmo teria  feito a “cavadinha”, facilitando a defesa do goleiro adversário, coincidência, pois o time se chama também União Tiradentes – dois representantes do referido bairro – que ficou com  uma das vagas nas semifinais deste sábado (26), na Arena do Jardim campo Nobre.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões