redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 07 de dezembro de 2023.

Capacitação na Semed

Gestora do EMEI Varandas do Parque no bairro Centro Oeste participa da capacitação sobre programas do Governo Federal

Por Gilson Giordano em 21/05/2019 às 17:12

Gestoras da Rede Municipal de Ensino (REME) participarão até sexta-feira de capacitação sobre os Programa Dinheiro Direto na Escola (Foto: Divulgação)

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Varandas do Campo, localizada no bairro Centro Oeste, na região do Anhanduizinho, Cristiane de Farias Machado é uma das Gestoras da Rede Municipal de Ensino (REME) que ao lado de diversos Presidentes das Associações de Pais e Mestres (APMs), participarão até sexta-feira próxima, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de capacitação sobre os Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e das políticas de transporte escolar. As capacitações estão sendo oferecidas por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e visa orientar e esclarecer dúvidas quanto à execução dos programas, prevenção de irregularidades e correção de falhas.

De acordo com a programação, as palestras abordam temas relacionados aos critérios de atendimento e repasses, prestação de contas dos recursos, além de orientações para busca de assistência técnica.

A diretora da EMEI Varandas do Campo, no bairro Centro Oeste, na região do Anhanduizinho Cristiane de Farias Machado disse que, apesar da experiência como gestora, é comum surgirem dúvidas, por isso é preciso esclarecer todos os pontos para garantir o recurso. “Já utilizei o cartão do PDDE e tive algumas dificuldades, por isso essa capacitação vai nos ajudar muito. Esse dinheiro é fundamental para a escola. Ano passado comprei jogos pedagógicos e todos os tatames para o berçário com os recursos do PDDE”, disse.

Sempre atentas, as gestoras puderam tirar as dúvidas até então existentes para o trato com o dinheiro público (Foto: Divulgação)

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, agradeceu a parceria dos presidentes da APM com os gestores escolares, garantindo a otimização e o  aproveitamento dos recursos recebidos e reforçou a importância do evento. “Por mais que tenhamos um conhecimento sobre os convênios, sempre surgem dúvidas na prática, por isso é importante essa atualização para que os recursos sejam gastos de forma correta”, ponderou.

A coordenadora do PDDE na área de monitoramento e capacitação técnica, Iolanda de Araújo Moura, explicou que as capacitações são realizadas em todo o país. Além das regras para utilização do programa, também é explicado sobre o Cartão PDDE, que já está sendo levado às escolas do campo que contam com internet 4G. A utilização do cartão garante mais segurança no ato da compra feita pelo gestor, que não precisa mais utilizar cheques.

 Segundo a técnica, a dúvida mais comum entre os gestores é sobre a prestação de contas. “Se tudo for gasto de acordo com as regras do programa, não haverá dificuldade na hora de prestar contas, por isso é importante que essa etapa seja feita de forma correta para que o recurso não seja cancelado”, afirmou.

O Programa Dinheiro Direto na Escola destina recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas da educação básica para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações, além da compra de material didático e pedagógico. Com o recurso, o gestor também pode realizar pequenos investimentos para assegurar as condições de funcionamento da unidade.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões