redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 02 de janeiro de 2024.

Dicas do Chaveirinho

Ex-craque do Comercial, agora jogando na categoria master, ensina como devem agir os cobradores para terem sucesso nos chutes

Por Gilson Giordano em 09/10/2020 às 15:33

Ex-ídolo do Comercial, Chaveirinho (10), dá importantes dicas para os cobradores de pênaltis não perderem os chutes (Foto: Arquivo)

Descoberto pelo então técnico Francisco Gonçalves, nas categorias de base do Comercial, de quem logo ganhou o apelido de “Chaveirinho”, devido à sua baixa estatura que aliada à boa qualidade técnica, enlouquecia a defesa adversária e para outros era o verdadeiro “Charles Chaplin” do Futebol, devido aos seus desconcertantes dribles, lépido, futebol moleque, atrevido e que entortavam os adversários,  o ex-jogador Nelson da Silva Barros, que partia pra cima e não tinha mede de cara feia,  não só fez história no futebol de MS como ganhou projeção em campos de outras cidades de outros Estados, defendendo várias equipes e em várias delas, conquistando título de campeão.

Em Mato Grosso do Sul, “Chaveirinho” como gosta de ser chamado, pois foi o apelido que o tornou conhecido no mundo do futebol depois de ser descoberto no time de base do Comercial, ganhou destaque no cenário Nacional e começou a sua vida de jogador cigano, despontando em várias equipes do Estado e também no futebol paranaense, onde também tem o nome e “apelido” muito respeitado.

Alias quanto ao apelido, o mesmo acabou criando uma “encrenca” danada com parte da crônica esportiva da Capital e o departamento técnico do Comercial, naquela época.

Descoberto pelo treinador Francisco Gonçalves, de quem ganhou o apelido de “Chaveirinho” que acabou criando as arestas entre as partes citadas.

Mesmo com a montagem de um “timaço” e com a descoberta de várias “jóias” para o futebol estadual e também nacional, o técnico “Gonça” acabou perdendo o cargo de treinador no time colorado, que para o lugar dele, contratou  o técnico Julinho, que chegou do futebol paranaense.

Este, ao chegar à Capital de MS e comandar os primeiros treinamentos na antiga Vila Olímpica, casa do Comercial e ao ouvir que todos os jogadores do elenco se dirigiam ao “Chaveirinho” chamando o mesmo pelo apelido, Julinho logo proibiu, afirmando que a partir daquele momento, ele deveria ser chamado pelo nome: Nelsinho e nada de Chaveirinho!

Pronto, estava iniciada a briga entre a direção técnica do Comercial e parte da crônica esportiva da Capital, através do narrador Mário José Mendonça, (In Memorian), que defendia a idéia de manter o apelido, que por fim, acabou vencendo, tanto que o apelido permanece até o presente. No entanto, foi o técnico Julinho quem abriu as portas para o ex-jogador Nelsinho ou Chaveirinho, mostrar a sua habilidade em vários clubes do futebol Paranaense.

Master

Hoje, “aposentado” para o futebol, na categoria principal, mas ainda exibindo a sua elevada categoria com refinada técnica, defendendo o time de master do Garolle Seguros, onde já ganhou dezenas de títulos, disputando os mais diversos campeonatos de futebol amador da referida categoria, Chaveirinho ainda apronta pra cima dos times adversários.

Emulação

Chaveirinho foi um dos destaques no 1º Campeonato de Emulação de Pênaltis, promovido e organizado pela diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS) e mesmo o time do Garolle Seguros não conquistando o título ele, uma vez mais escreveu a sua história nesse capítulo a parte do futebol, ocasião em que não desperdiçou nenhuma das cobranças e em todas elas, sempre “matando” o goleiro.

Chaveirinho, durante o 1º Campeonato de emulação de Penaltis, com as jogadoras do Atlético Santista (Foto: Nelson Corrales)

Trio

Desta vez, na realização do 1º Campeonato de Pênaltis de Trio, também promovido e organizado pela diretoria da UEFA-MS, Chaveirinho garantiu via e-mail enviado à redação do site gritoregional.com.br que não participará, mas não se furtou de dar importantes dicas para os cobradores, durante a realização das cobranças, que acontecerão sábado (17), a partir das 14h na Arena Jardim Campo Nobre, localizada na região do Anhanduizinho.

Dicas

Frio, como deve ser o cobrador e nada de inventar moda como as cobranças do “Saci”, quando o jogador bate com o mesmo pé de apoio, tipo o jogador Sabino, do Coritiba, cobrança do “tatu”, quando o jogador patina próximo a bola para chutar, tipo Neymar, entre outras “invencionices”

Como dica, Chaveirinho disse que, o cobrador, ao pegar a bola para a cobrança, caso ele já tenha definido o canto, mas na hora “agá” ele quiser mudar, as chances de errar a cobrança são grandes, pois isso pode causar uma incerteza. Portanto, mantenha a posição inicial, o mesmo canto escolhido antes do chute.

Ainda conforme o ex-jogador descoberto nas categorias de base do Comercial, o cobrador deve ter acima de tudo, muita confiança, pois a mesma é, na opinião dele, o segredo para o sucesso do chute e como a última dica para o cobrador, quando este quiser “matar” o goleiro, primeiro, deve esperar o mesmo se definir e escolher a “caixa” (canto) e com isso, ele pode inverter a cobrança e a mesma será gol certo.

Essas foram apenas algumas dicas de um dos craques descobertos nas categorias de bases do futebol da Capital de MS e que brilhou em vários clubes por onde passou, sempre conquistando títulos.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões