redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 27 de dezembro de 2023.

Projeto "Atrás dos Muros"

Entidades Filantrópicas localizadas na região do Anhanduizinho recebem brinquedos da Agepen

Por Gilson Giordano em 10/11/2020 às 08:39

Brinquedos foram entregues à duas entidades filantrópicas da Capital que por certo, proporcionará um natal bem melhor às crianças matriculadas (Foto: Divulgação)

Duas entidades filantrópicas, localizadas em bairros que forma a região do Anhanduizinho, a maior da Capital de MS, foram beneficiadas pela iniciativa da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e apoio de empresas parceiras e foram contempladas com centenas de brinquedos lúdicos e pedagógicos.

Uma delas foi a Escolinha da Tia More, no Jardim Canguru, no bairro Centro-Oeste e a outra, foi a Escolinha da Misericórdia, do Instituto Misericordes Sicut Pater, no bairro Parque do Sol, próximo à cidade de Deus, no bairro Lageado.

Contribuindo com mais de 30 famílias, o Instituto Misericordes Sicut Pater realiza a assistência, orientação e suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade. Dentre as atividades estão palestras, atividades pedagógicas, artísticas e esportivas. Com a chegada da pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, mas estão sendo realizadas doações de legumes e cestas básicas às famílias atendidas.

Outra instituição beneficiada foi a Escolinha da Tia More, no Jardim Canguru, no bairro Centro-Oeste, que atende diariamente 65 crianças, na faixa etária dos três aos 15 anos. Para a fundadora, Edileuza Luiz, os brinquedos recebidos atenderam não só as crianças, como também, realizou o sonho de um menino de dez anos de outra comunidade, ao ganhar uma bola de futebol.

A ação integra o projeto “Além dos Muros”, idealizado e desenvolvido pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen e a Divisão de Trabalho Prisional e conta com o apoio de empresários e colaboradores.

Desta vez, a parceria foi realizada com a empresa IOB, de Santa Catarina e a Euro Sports, de São Paulo. Ao todo, foram entregues 320 brinquedos, entre peças em madeira e bolas, além de 50 roupas íntimas infantis produzidas por reeducandos com retalhos de tecido da oficina de costura do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (EPJFC).

Os brinquedos pedagógicos em madeira foram produzidos nos presídios de Santa Catarina e doados pela empresa IOB, que possui contrato com a agência penitenciária na fabricação de prendedores de roupa dentro de unidades penais de Mato Grosso do Sul. Já as bolas doadas pela empresa Euro Sports foram confeccionadas por reeducandos, durante o período de experiência na fabricação de bolas no Estado.

Iniciado há dois anos, o “Além dos Muros” une o trabalho prisional em benefício da sociedade em situação de vulnerabilidade e já beneficiou quatro entidades filantrópicas que atendem crianças e adolescentes carentes, em Campo Grande e Dourados.

Conforme a vice-presidente, Delair Urias Coelho, as doações que a Agepen realiza são carregadas de um significado muito importante, principalmente em relação à confecção dos detentos. “Isso nos alegra em muito pelo nosso compromisso de vivenciar a misericórdia e nos sentimos, de certa forma, unidos ao sofrimento das pessoas que estão encarceradas, então para nós é uma satisfação muito grande e vai além do valor material, é realmente muito significativo”, revelou Delair.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões