redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.

Parque do Lageado

Em ação social, Enfermeiro Fritz realiza palestra sobre DST e testagem rápida para ISTs

Por Gilson Giordano em 28/05/2019 às 15:28

Na ocasião foram distribuídos vários kits contendo preservativos, no sentido de alertar a população a respeito dos problemas (Foto: Divulgação)

Como é de conhecimento de todos, as doenças sexualmente transmissíveis continua em ascensão e diante da gravidade do problema, sem que a população da Capital de MS tenha ainda amplo conhecimento, principalmente a sífilis e a HIV, o vereador Enfermeiro Fritz participou sábado (25), de um encontro, no sentido de alertar a população a respeito da gravidade.

No sentido de alertar a população, o vereador Enfermeiro Fritz participou de um encontro realizado no Centro Espírita União em Jesus, no Bairro Parque Lageado, na região do Anhanduizinho, onde apresentou informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e proporcionou as pessoas, a realização da testagem rápida, que identifica doenças como HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O evento contou com a participação de equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Após os testes, o número de casos positivos para Sífilis surpreendeu. “Precisamos levar constantemente informações e aproximar o poder publico da população mais carente e instruir sobre essas doenças. Essa é uma das formas de contribuir com a diminuição dos casos e a proliferação das infecções. Conhecer a realidade das pessoas é muito importante”, destacou Fritz.

A atividade foi desenvolvida em parceria com a Unidade Básica de Saúde Dr. Benjamin Asato, que atende toda a região, com o intuito de realizar o encaminhamento das pessoas para o programa de Planejamento Familiar, democratizando o acesso aos meios de anticoncepção ou de concepção nos serviços públicos de saúde.

Apesar de uma redução de 16% no número de pessoas infectadas entre os anos de 2012 e 2018, passando de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes para 18,3 no Brasil, em Campo Grande houve um aumento considerável nos casos diagnosticados de HIV a partir de 2017. Um dos motivos apresentados pela Sesau foi a descentralização dos locais de testagem, passando de duas para 68 unidades básicas de saúde (UBS/UBSF). Muitas pessoas que não conheciam a condição sorológica tiveram a oferta do teste mais próxima da residência e, conseqüentemente, o aumento nos números. Entretanto, os dados apontam uma ligeira estagnação ou pequeno aumento entre os casos de 2017 e 2018.

De acordo com a Sesau, o número de casos de Sífilis adquirida aumentou quase quatro vezes em apenas quatro anos. Em 2015 foram registrados 527 pessoas infectados, já em 2018 foram mais de 2.500. Somente neste ano, foram registrados 624 casos até o dia 22 de maio.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal, os casos de Sífilis em Gestantes passaram de 335, em 2015, para 685, em 2018. Já a Sífilis Congênita teve uma redução de 105 casos para 98, respectivamente.

Outra preocupação da Sesau é o aumento no número de casos de Hepatites tipos B e C. No ano de 2015 foram registrados 75 casos, enquanto em 2018 quase 200 pessoas apresentaram a infecção.

Já o número de pessoas com AIDS e HIV positivo passou de 409, há quatro anos, para 640 no ano passado. Em 2019, 280 pessoas foram identificadas com a doença.

Centro Espírita

O evento promovido pelo Centro Espírita é realizado há mais de 20 anos e atende pessoas carentes da região, entregando alimentos e roupas, além de realizar palestras sobre temas relevantes para a população. Todos os materiais doados para a instituição são arrecadados por voluntários.

As ações acontecem uma vez por semana onde as pessoas têm acesso a palestras, evangelização, alimentação e doações. De acordo com o presidente do Centro, Fernando Antonio Camargo Guimarães, são distribuídas ainda cerca de 50 cestas básicas para as pessoas que estão cadastradas no estabelecimento.

“Foi muito bom ter a participação das pessoas para fazerem os testes. Muitas mulheres realizaram”, disse.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões