redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024.

Câmara Municipal

Dia da Comunidade Japonesa será comemorado com Sessão Solene na Câmara

Por Gilson Giordano em 17/06/2019 às 15:37

Dia da Comunidade Japonesa, ocasião em os homenageados receberão a Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga (Ilustração)

Será nesta segunda-feira (17), à noite e em Sessão Solene que os Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagens em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, ocasião em os homenageados receberão a Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga. A solenidade foi proposta pelo vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis.

A solenidade para homenagear a comunidade japonesa baseia-se nas Resoluções 1.191/14 e 1.273/18 e Lei Municipal 3.342/97. Conforme a proposta,  a medalha pode ser outorgada aos japoneses, descendentes e não descendentes moradores da cidade de Campo Grande, com relevantes serviços prestados à comunidade.

A concessão da Medalha será proposta mediante indicação dos Vereadores, da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, da Associação Okinawa de Campo Grande, da Associação Campo-grandense de Beisebol e da Câmara Municipal de Campo Grande.

Histórico

Nas justificativas da homenagem, ressaltam-se as contribuições da comunidade japonesa para o crescimento da cidade, relembrando o histórico da chegada dos primeiros imigrantes. Dos japoneses que chegaram ao Brasil, 26 famílias decidiram vir para o então Estado de Mato Grosso, atraídos pelo recrutamento de homens para a construção da Ferrovia Noroeste do Brasil.

Com o fim da construção da Ferrovia Noroeste do Brasil em 1914, muitos japoneses fixaram-se em Campo Grande.  Como havia deficiência na produção de hortifrutigranjeiros na região, um grupo de sete famílias formou um núcleo de colonização que se chamou Mata do Segredo. E foram estes pioneiros que impulsionaram o surgimento de outros núcleos de Japoneses na região.

A venda de frutas e verduras ainda hoje tradicionalmente se concentra nas mãos dos japoneses no Mercado Municipal e na Feira Central, transformando-se também, em ponto turístico da cidade.

Haguemo Tomonaga, que leva o nome da Medalha Legislativa, graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Aposentou-se como médico da Prefeitura Municipal Campo Grande, trabalhou no Hospital Dona Hermínia do Município de Sidrolândia e no Hospital Evangélico de Campo Grande como ginecologista e obstetra, além de atuar em várias unidades de saúde. Foi professor de cursinho em Campo Grande, comerciante, pecuarista e vereador por dois mandatos. Faleceu em março de 2014, aos 70 anos.

Serviço

A sessão solene será realizada nesta segunda-feira (17), a partir das 19 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, Bairro Jatiuka Park.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões