redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 26 de novembro de 2023.

CER/APAE

Criança esbanja alegria, causa emoção ao brincar e realiza sonho de pular amarelinha pela primeira vez

Por Gilson Giordano em 17/10/2019 às 09:58

Ana Clara, Rodrigues realiza sonho de participar ativamente de uma brincadeira e, pular amarelinha (Foto: Divulgação)

A manhã desta quarta-feira (16) além de ter proporcionado muita alegria e emoção ao setor de Terapia Ocupacional Infantil do Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE (CER/APAE), foi também a concretização de um antigo sonho para os profissionais da instituição que está localizada no bairro Pioneiros, na região do Anhanduizinho.

A responsável pelo momento mágico e emocionante foi a paciente  Ana Clara, Rodrigues de sete anos, que realizou o sonho de pela primeira participar ativamente de uma brincadeira e, pular amarelinha. Ela tem paralisia cerebral e paraplegia espástica.Ana Clara

Também conhecida como Sindrome Strumpell-Lorrain (SSL; também grafada como Strumpell Lorraine), a Paraparesia espástica familiar, é um grupo de doenças hereditárias, cuja principal característica é a rigidez progressiva e contração (espasticidade) nos membros inferiores, como resultado de uma lesão ou disfunção dos nervos.

Para a realização do sonho, os profissionais do CER/APAE utilizaram em Ana Clara o colete o FlexCorp, que são instrumentos de apoio no tratamento terapêutico dos quadros de crianças com dificuldades motoras, oferecendo suporte ao corpo, ajudando a se mover de forma mais natural e harmoniosa.

Supervisor do setor de Terapia Ocupacional do CER/APAE, Alexandre Lopes de Oliveira, conta que a terapeuta ocupacional, Thaina Ferreira, responsável pelo atendimento da menina, disse que o sonho de Ana Clara era pular amarelinha. “Tivemos a ideia de colocar nela o colete. E o resultado foi: ela muito feliz. Brincando muito. Foi muito bom acompanhar e ver a felicidade dela, tendo a satisfação e autonomia de estar realizando o movimento”.

Quem acompanhou a menina na brincadeira foi o Terapeuta Ocupacional, Lucas Ebert Possato, que fixou o colete FlexCorp nele e na paciente. “Colocamos o colete na Ana Clara, que tem pontos estratégicos para segurá-la e firmá-la, com isso, ela teve mais autonomia na hora da brincadeira”, explicou.

Para a mãe, Ana Raquel, não há palavras que possam expressar a alegria desse momento. “É um misto de alegria com satisfação ao ver os sonhos da minha filha sendo realizados. Nada, para uma mãe, é tão importante quanto à alegria de um filho”, conta emocionada.

De acordo com Ana Raquel, o CER/APAE abriu as portas para a sua família assim que descobriram a paralisia cerebral de Ana Clara. “O diagnóstico é a etapa mais difícil para um pai e uma mãe. No CER/APAE, tivemos acolhimento necessário desde o início, tendo apoio dos melhores profissionais, de pessoas que fazem a nossa vida melhor, tornando o inimaginável, possível, assim como foi hoje. Gratidão a cada um que fez esse sonho acontecer”, agradeceu Ana Raquel.

A brincadeira realizada com Ana Clara faz parte do Projeto “A importância do Brincar”, realizado nesta semana, pelo setor de Terapia Ocupacional Infantil do CER/APAE para as crianças.

A importância do Brincar

Durante toda semana estão sendo realizadas no setor de Terapia Ocupacional Infantil do CER/APAE, atividades recreativas direcionadas, com brinquedos ou brincadeiras funcionais, que resgatam a origem do brincar, com brincadeiras antigas e estímulos sensoriais. O projeto faz com que a criança brinque de forma prazerosa e criativa e sempre com motivação, para atingir os objetivos.

Brincar estimula as funções cognitivas, físicas e emocionais. Desenvolvem as habilidades motoras globais e finas, a inteligência, imaginação, criatividade e também estabelece regras e limites e favorece atenção, concentração e a memória.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões