redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Campo Grande, sábado, 19 de outubro de 2019.

REME inaugura a 95ª escola no Jardim Paulo Coelho Machado, na região do Anhanduzinho

Por Gilson Giordano em 24/08/2018 às 15:54

Prefeito Marquinhos Trad inaugura oficialmente a 95º escola da REME, localizada no bairro Centro Oeste, na região do Anhanduizinho (Foto: Divulgação)

Com a inauguração de uma obra aqui, outra ali, aos poucos, a região do Anhanduizinho que é formada por 14 bairros e 139 parcelamentos, onde residem aproximadamente 200 mil pessoas e vai mantendo o status de ser a maior região entre as sete que formam a Capital do Estado.

Nessa sexta-feira (23) pela manhã, a região foi beneficiada com mais uma obra de grande porte e a que todos os pais desejam para o engrandecimento do local e principalmente dos filhos, menores, pois foi inaugurada mais uma escola que integrará a Rede Municipal de Ensino (REME) e desde já, comporta nada menos que 400 anos da pré-alfabetização ao 5º ano.

A obra, orçada em R$ 4.863.627,01, foi iniciada em 2011, parou, foi reiniciada e novamente interrompida na gestão passada. A gestão atual retomou a obra logo no primeiro semestre do ano passado e dentro de uma arquitetura moderna e arrojada, entregou nessa sexta-feira (23) a Escola “Maria Regina Vasconcelos Galvão”, localizada no Jardim Paulo Coelho Machado, no bairro Centro Oeste, onde habita uma população de aproximadamente 25 mil pessoas.

Na verdade a referida escola estava em funcionamento desde o dia 19 de fevereiro, no entanto, não completamente tal como na planta e o prefeito Marquinho Trad deu sequencia no serviço e hoje para alegria dos moradores a mesma foi oficialmente inaugurada, contemplando pelo menos 400 alunos da pré-escola ao 5º ano, com projetos esportivos e culturais oferecidos pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

ESCOLA

A escola “Maria Regina Vasconcelos Galvão” tem 29 turmas de pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. A escola tem capacidade para atender 800 alunos e hoje possuí um total de 710 alunos nos turnos matutino e vespertino, que são atendidos por uma equipe de 80 funcionários, incluindo os professores.

A infraestrutura conta com 16 salas de aulas, sala de informática, cozinha, banheiros, todos com sanitários adaptados e uma área externa que ganhou um parque de pneus, para atender os alunos da Educação Infantil, construído por meio da parceria entre a Semed e a Agepen. Esta é a segunda escola a receber os brinquedos produzidos através do projeto Arte com Pneus, desenvolvido pela DEAC.

A inauguração da nova escola da REME provocou muita correria ao local, afinal, uma novidade que todos os pais aguardavam com certa dose de ansiedade, pois afinal, os filhos estudarão em um estabelecimento de ensino perto de suas casas.

A Escola “Maria Regina Vasconcelos Galvão” é a 95ª unidade da REME e no local, além do prefeito Marquinhos Trad, também estiveram à vice-prefeita Adriane Lopes, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, secretária-adjunta, Soraia Campos, além de superintendentes, técnicos da Semed e os familiares da homenageada, no caso a professora que cedeu o nome à escola.

A professora Maria Regina Vasconcelos Galvão, que teve sua trajetória destacada pelo prefeito Marquinhos Trad ao afirmar em seu discurso que, “Esta família engrandeceu e esmerilhou a nossa cidade com o seu trabalho. Que este espaço seja eternizado pelo nome e trabalho de uma senhora de respeito, que seguiu os princípios de educar as crianças sempre no melhor caminho”, afirmou o prefeito.

HOMENAGEM

Mineira, a professora Maria Regina Vasconcelos Galvão, chegou a Campo Grande na década de 60 e tempos depois conheceu o médico Olney Galvão, nascido em Mato Grosso do Sul com quem se casou. O casal constituiu família e a professora Maria Regina investiu na carreira de educadora e ficou conhecida por divulgar no Estado o método de ensino global, que defende que a aprendizagem das crianças acontece através de observações, associação e expressão de ideias.

Emocionada, a diretora Vanessa Vasconcelos Galvão Miranda, filha mais velha da professora Maria Regina, que faleceu há nove anos, disse que a homenagem surpreendeu os familiares, que estão gratos pelo reconhecimento. “O maior legado da minha mãe foi estar sempre disposta a inovações e levar humanidade às escolas por onde passou”, disse.

A família também elogiou a estrutura e as atividades oferecidas na unidade, através das aulas de balé, atletismo, beach tênis e judô, além de um projeto de literatura desenvolvido pela professora Gabrielly de Almeida Ribeiro que criou um espaço de leitura em cada sala de aula. “Estamos encantados com esta estrutura e a dedicação da gestão. Com certeza honra a trajetória de minha mãe”, pontuou.

Alunas do curso de balet da própria escola fez uma apresentação e foi aplaudido por todos durante a solenidade de inauguração (Foto: Divulgação)

ELOGIOS

A estrutura da unidade e o acolhimento à comunidade escolar oferecido pela equipe da escola também foi motivo de elogios dos pais presentes à solenidade. Mãe da pequena Maria Gabrielly, seis anos, aluna do 1º ano, a técnica em Radiologia, Gabrielly Socorro dos Santos, disse que o projeto pedagógico da REME e as atividades extraclasses têm contribuído com o desenvolvimento da filha. “Sinto minha filha mais segura e tranquila para aprender. Ela tem adorado as aulas de balé e nós pais somos atendidos em todas as nossas necessidades. Temos toda a segurança em deixá-la aqui porque, mesmo no pré, ela já conta com duas professoras em sala”, destacou.

Já o casal Anderson Jesus da Silva e Mirian Ramos da Silva, pais da aluna Eliza Jesus, da pré-escola, destacaram a linha exclusiva de ônibus para atender as crianças de bairros próximos à escola, como o Jardim Los Angeles, como um dos principais benefícios viabilizados pela Prefeitura por meio de parceria com a Associação de Moradores do bairro. “Antes tínhamos que caminhar até 15 quadras para chegar na escola e agora fazemos o trajeto em cinco minutos”, disse Mirian.

Os pais dizem estar satisfeitos com as atividades e oficinas oferecidas. Uma delas é desenvolvida dentro da sala de Artes, que também começou a funcionar em fevereiro. “Tudo o que ela faz nas aulas ela mostra para nós. O desenvolvimento dela tem sido muito grande e este projeto de leitura tem contribuído muito com a aprendizagem dela”, mencionou Anderson.

Pais de alunos compareceram em grande número para agradecer ao prefeito Marquinhos Trad pela escola no referido bairro (Foto:Divulgação)

Empenho

A secretária de Educação, Elza Fernandes, mencionou o empenho dos profissionais da unidade e da Reme que, em apenas cinco meses, conseguiram proporcionar várias atividades aos alunos. “Estou muito satisfeita com esse trabalho que já está contemplando um número grande de alunos. Esta é a nossa missão, levar cada vez mais melhorias às nossas crianças, aprimorando a Educação. Estas atividades são um incremento importante no currículo delas”, disse a secretária.

A diretora da unidade, Ângela de Brito, ressaltou que a equipe da escola tem se empenhado em acolher a comunidade escolar, buscando levá-los para a unidade através dos projetos e ações realizadas com os alunos. “Os pais estão muito satisfeitos. A demanda até aumentou e nós precisamos abrir mais uma turma de 3º ano”, revelou.

Participaram ainda do evento, o vereador Otávio Trad, o secretário de Infraestrutura e Serviço Público, Rudi Fioresi e lideranças comunitárias.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões