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Campo Grande, quarta-feira, 12 de junho de 2019.

Iniciação Cientifica

Aula inaugural de capacitação da REME contou com equipe da EM Lenita de Sena Nachif, vencedora ano passado

Por Gilson Giordano em 07/06/2019 às 15:13

Com a participação dos alunos e professores vencedores da Feira de Ciências do ano passado, Semed inaugura curso de capacitação (foto: Divulgação)

Com a participação dois alunos Matheus Monteiro Portilho, Luan Lima Giordano e Luiz Eduardo Fernandes Morais, ao lado dos professores Wagner Cleber de Almeida e Kátia Cilene Alves Borges, da Escola da Rede Municipal de Ensino (REME) Lenita de Sena Nachif, localizada no bairro Centro-Oeste, na região do Anhanduizinho, a Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira (6), à noite, a aula inaugural do curso de capacitação que será direcionado aos professores que desenvolverão em suas unidades escolares, projetos de iniciação científica.

A intenção da Semed é a de estimular os professores da Rede Municipal de Ensino (REME) para participar da 1ª Feira das Ciências, Inovação e Tecnologia da Rede Municipal de Campo Grande, que acontecerá em novembro.

A respeito dos alunos e professores cujos nomes acima citados, são os mais recentes vencedores do referido evento, ao apresentarem os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na unidade desde 2015 e destacaram o avanço na aprendizagem dos alunos durante este período, sob a coordenação dos dois professores responsáveis pelo laboratório da escola.

Entre os palestrantes que falaram sobre seus trabalhos, estiveram os professores Wagner Cleber de Almeida e Kátia Cilene Alves Borges, que coordenam o laboratório da escola “Lenita de Sena Nachif”.

Os professores, junto aos alunos, tiveram um projeto premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), ano passado. O evento é um dos mais importantes do país, ocasião em que os alunos da Escola Municipal Lenita Nachif, competiram, inclusive, com universitários.

A aula inaugural contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino (REME), da rede privada e de Professores, que relataram suas experiências na participação de eventos científicos, além das diversas premiações recebidas.

Durante a palestra, o professor Wagner Cléber de Almeida, destacou que, as premiações servem como estímulo e destacou ainda a importância do reconhecimento de um trabalho: “É muito importante ter um trabalho da rede pública reconhecido em uma Feira Nacional, mas o que realmente vale à pena é ver a melhora no desempenho de nossos alunos. Eles aprendem a se comunicar melhor, evoluem, por isso temos que acreditar no nosso trabalho”, frisou o professor.

Já a professora Kátia Cilene, destacou o envolvimento da comunidade escolar. “Os pais pedem que a escola desenvolva esses trabalhos. Eles vêem os resultados positivos”, disse.

Também relataram suas conquistas por meio de produções científicas, os alunos Matheus Monteiro Portilho, Luan Lima Giordano e Luiz Eduardo Fernandes Morais, todos premiados em feiras científicas graças ao apoio de professores e ao trabalho desenvolvido nas escolas que estudam.

A formação possui carga horária de 40 horas, sendo 16 horas realizadas em encontros presenciais e 24 horas em ambiente virtual de aprendizagem – Google Sala de Aula. Os professores cursistas desenvolverão pesquisas na instituição escolar com grupo de alunos.

As pesquisas serão submetidas pelos professores orientadores para seleção e aprovação dos trabalhos para exposição na FECIT que acontecerá na segunda quinzena de novembro.

A comissão organizadora, em conjunto com instituições parceiras, disponibilizará avaliadores para julgar os trabalhos finalistas do evento. Serão premiados os melhores trabalhos por área de conhecimento e categoria.

Com a ação os técnicos da Semed esperam impulsionar o desenvolvimento de pesquisa científica na educação básica, no âmbito das escolas da REME, estimulando a cultura científica em suas múltiplas dimensões para a inovação, produção e uso de novas tecnologias.

Roberto Luís Dambros, palestrante e integrante do grupo de trabalho organizador da FECIT, grupo que conta com 15 integrantes de diversas divisões da Semed, ressaltou sobre o que esta ação pode influenciar na comunidade escolar.

“Vai possibilitar os professores aperfeiçoarem conhecimentos e ter práticas pedagógicas inovadoras e criativas, desenvolvendo projetos de iniciação cientifica que venham a solucionar problemas locais, regionais, nacionais e mesmo mundiais”, afirmou.

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