redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 09 de dezembro de 2023.

Agereg ainda “estuda” se punirá Consórcio com multa ou se emitirá apenas uma advertência

Por Gilson Giordano em 25/09/2018 às 15:27

Além da longa espera, a super lotação é na verdade um problema crônico e ao que tudo indica, não existem quem possa solucionar esse impasse (Foto: Arquivo)

Mesmo diante da abertura do processo administrativo, no dia 19 passado contra o Consórcio Guaicurus pelo fato de o ônibus da linha 070, que liga os Terminais de Transbordo Bandeirantes ao General Osório, carro 3209, ter perdido uma das rodas que se soltou na estação de transbordo “Peg-fácil”, próximo ao Shopping Campo Grande, o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Vinícius Leite Campos, ainda estuda a possibilidade quanto a aplicação da multa diária no valor de R$ 25,1 mil por dia valor esse que poderá chegar a R$ 376,5 mil.

O total a que pode chegar o valor da multa é pelo fato de tanto a empresa bem como o referido consórcio terem mantido o referido carro que havia sido reprovado durante a vitória pela constatação de alguns tipos de problemas, no entanto, mesmo assim o carro ficou circulando por mais 15 dias, até que a rodada se soltasse totalmente e para sorte, não feriu ninguém.

CARROS NOVOS

Aleio aos problemas registrados no cotidiano do usuário, que continua sendo os ônibus em péssimo estado de conservação, atrasos, super lotação, no transcorrer da semana, Consórcio e Prefeitura festejavam a chegada de novos carros para a integração da frota que, conforme a vistoria tem 36 carros que deveriam ter sido encostado e consequentemente substituído em função de alguns problemas apontados na vistoria que é feita desde agosto.

Mas na “festa” da chegada dos novos carros, não se falou no assunto e quem foi procurado evitou ao máximo tecer algum tipo de comentário a respeito.

CONSÓRCIO

Ingênuo, o presidente do Consórcio João Rezende que está à frente do seguimento desde a sua criação, ao ser questionado quanto à retirada de linha do carro da linha 070 – (ônibus 3209), alegou que mesmo diante dos problemas constatados, não sabia que “deveria retirar o carro de circulação”, argumento esse que foi prontamente rebatido pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Vinícius Leite Campos, que foi enfático ao afirmar que “quando iniciamos a inspeção, oficiamos o consórcio informando que se houvesse reprovação, o veículo não poderia circular até que fosse consertado o problema, passasse novamente por vistoria e fosse aprovado”, disse.

Mesmo tendo respondido ao diretor-presidente do Consórcio, a Agereg, ainda não definiu quanto à multa e garantiu que a situação está ainda em análise e que, o consórcio poderá sofrer uma advertência.

No entanto, o próprio diretor-presidente da Agereg relatou que durante as vistorias estão sendo constatados os mais diversos tipos de problemas nos ônibus que atendem os aproximadamente 280 mil usuários por dia.

“São as falhas no elevador de acessibilidade e no freio. São 90% dos casos. Em seguida, são os casos de número de assentos em desacordo com a quantidade identificada na documentação”, relatou o diretor da Agereg, que amenizou a situação das empresas que formam o consórcio ao afirmar que, “nenhum dos defeitos identificados colocam em risco a segurança dos usuários do transporte”, mesmo quando a roda quebra literalmente.

Cadeirantes têm problemas com os elevadores que invariavelmente “emperram” e nesse momento é preciso que todos prestem solidariedade (Foto: Arquivo)

BAIRROS

Quanto aos ônibus que atendem os bairros nas chamadas linhas de alimentação, ligando os mesmos aos Terminais, a situação é bem pior e é comum registrar no cotidiano os mais variados tipos de problemas, sendo que alguns deles foram citados pelo diretor da Agereg.

AUMENTO

Mas enquanto não se tem uma posição oficial quanto à multa as ser aplicada em valor pecuniário e em meio aos festejos pela chegada dos novos ônibus que não atenderão os bairros nas chamadas linhas de alimentação, desde agora começam a surgir os comentários a respeito do aumento no valor do preço da tarifa e pelo menos nesse momento, antes do pleito eleitoral, alguns Vereadores já manifestaram ser contrário ao aumento, enquanto que o prefeito Marquinhos Trad, garantiu que o mesmo não passará da reposição da inflação.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões